O QUE TEM ATRÁS DA PORTA?
Pergunta Exploratória
O que vamos encontrar atrás da porta?
Expedição Investigativa
Será realizado na sala de aula, um espaço diferenciando com diversos tecidos utilizando diferentes tamanhos, formas e texturas. As crianças ao abrirem a porta haverá fixados no teto, com luzes coloridas e giratórias, onde o professor poderá observar a reação de cada criança através de sua expressão.
Objetivos
Reconhecer a importância das diversas linguagens que se fazem presente no cotidiano escolar como uma ferramenta para a construção dos múltiplos conhecimentos. Perante as linguagens oral, escrita, audiovisual, artes visuais, corporal e musical a criança se desenvolverá por completo.
Comunidade de Aprendizagem
Pais, avós e comunidade.
Articulação com o currículo
Linguagem corporal, desenvolvimento físico e psicomotricidade\nuso de objetos\nSoprar, sugar, chupar, mastigar\nimagem do próprio corpo\nMovimentos de preensão, encaixe, lançamento\nPintar, rabiscar e desenhar\nPintar com diversos materiais\nPequenos agrupamentos (cor, forma, tamanho, espessura)\nIdentificação de formas cores, tamanhos\nDiferentes sons \nRitmo\nExploração e confecção de instrumentos (bandinha)\ncanções\nExploração do ambiente, pequenos animais, com plantas, com objetos diversos\nControle progressivo de necessidades físicas\nSocialização- relações sociais\nsensações físicas\nFamiliarizar-se com a imagem do corpo\nRelato de pequenos fatos\nExpressar desejos e necessidades estados emocionais\nAvançar na linguagem\nNomear objetos\nDiscriminar sons\nModelagem\nRecorte e colagem\ndiferentes formas, texturas (com tinta guache, tinturas em jornal)\nEnsino Religioso\nValorização e cuidado da vida\nValores: respeito, colaboração, escuta, perdão, amizade, solidariedade, etc.\nAut