Ser X Ter
“ Logo que pensamos em Ser X Ter, o consumo nos vem à cabeça, nossos bens materiais, produtos de grandes marcas. Tudo o que possuímos ou desejamos. Com isso, tornamos o consumismo como um modo de vida, como se o que possuímos, tivesse mais importância do que nossos valores, do que o nosso ser, do que realmente somos enquanto seres humanos.
Ana Paula Bicigo e Sinara Larissa Weber | aluno(a)
Expedição Investigativa
Os alunos acompanahados de seus professores foram realizar a expedição na empresa Simpex (Centro de reciclagem de lixo, na cidade de Palmeira das Missões/RS), com a missão de responder a pergunta exploratória: Ser X Ter: eis a questão?
Objetivos
Analisar o comportamento humano valorizando o Ser e percebendo a influência da mídia e das tecnologias no incentivo ao consumismo.
Comunidade de Aprendizagem
Turmas dos primeiros anos, professores, Funcionários da Simpex
Articulação com o currículo
Línguagens: Leituras, produções, interpretaçoes de poesias, vídeos, paródias, músicas, HQ, linguagem verbal e não verbal, tipos de correspondências, ídolos esportivos, consumismo x beleza, figuras de linguagem.
Ciências da Natureza: Alimentação, impactos ambientais, água, matéria, elementos e substâncias químicas e misturas.
Ciências Humanas: Pré-História, espaço geográfico, ecossistemas, modelo consumista de desenvolvimento, desenvolvimento sustentável, o útil e inútil, conhecimento científico versus senso comum, pensamento sociológico, processos de socialização e mercado de trabalho.
Matemática: estatistica e análise de dados, porcentagem e regra de três simples.