Classificação:
Período de desenvolvimento: 2017 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

Cartas, quem se comunica se multiplica Foi um imenso prazer escrever estas cartas para um aluno de outra escola. É a turma mais legal que eu conheci. Também fiquei muito contente em escrever a carta para o escritor Paulo Gonçalves. Vou ficar mais feliz ainda se ganhar um livro dele. Isso vai ajudar a melhorar minha leitura. Quero muito conhecê-lo pessoalmente
Andreia de Lima Nogueira | aluno(a)
Pergunta Exploratória

Quais as diferentes formas de se comunicar?

Expedição Investigativa

Passeio pelos pontos turísticos da cidade, parque ecológico e monumento do Cristo

Objetivos

Desenvolver uma rede de correspondência envolvendo alunos, professores, funcionários, comunidade utilizando carta como principal meio de comunicação

Comunidade de Aprendizagem

Fundador do Parque Ecológico: Luiz Ribeiro de Castro Carvalho, recebeu os alunos no parque e mostrou as obras de arte. Apae de Tomazina, com a interação entre os alunos da Apaes e o Escritor Paulo Gonçalves, com o envio de cartas

Articulação com o currículo

Português: Análise textual, interpretação e produção textual.\nArte: recorte, colagem, pintura, confecção artesanal.\nHistória e Geografia: Pontos turísticos da cidade e localização.\nTemas transversais: Afetividade


Ficha Técnica
Escola
Maria Carvalho de Oliveira

Turma
EJA

Número de alunos
12

Educadores
Josilaine Pires Lopes, Magda Dias Maria Azevedo, Marly Terezinha Rodrigues

Estado
Paraná

Município
Jaboti

Cooperativa
SICREDI NORTE SUL PR/SP

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE JABOTI

Apoiadores
Pais e Professores

O resultado tem sido um sucesso. Aos poucos os alunos compreendem seu papel de cidadão nas tomadas de decisões dentro do projeto (cartas), adotam atitudes de solidariedade para os correspondentes e colegas de outras cidades. As cartas são parte palpável das relações. É emocionante sentir a empolgação dos alunos.
Magda Dias | Professor(a)