A VIDA DAS FORMIGAS
Pergunta Exploratória
COMO É A VIDA DENTRO DE UM FORMIGUEIRO?
Expedição Investigativa
A PARTIR DE UM PASSEIO PELAS ÁREAS EXTERNAS DA ESCOLA, OBSERVAMOS A PRESENÇA DE PEQUENOS FORMIGUEIROS, ATÉ QUE, ENCONTRAMOS UM FORMIGUEIRO MAIOR. AS CRIANÇAS FICARAM ENCANTADAS, POIS NA MEDIDA QUE MEXÍAMOS COM A TERRA , MAIS E MAIS FORMIGAS APARECIAM. OS ALUNOS OBSERVARAM QUE COM MUITA RAPIDEZ ELAS RECOLHIAM OS OVOS E LEVAVAM PARA OUTRA ÁREA NO INTERIOR DO FORMIGUEIRO. AS PERGUNTAS "CHOVERAM": COMO NASCEM AS FORMIGAS? PARA ONDE ELAS ESTÃO INDO? DE ONDE SAI TANTA FORMIGA? COMO É LÁ EMBAIXO DA TERRA? ELAS MORREM? ELAS MORDEM?... FOI UM MOMENTO MUITO RICO, PERCEBI QUE OS ALUNOS ESTAVAM BASTANTE MOTIVADOS EM ESTUDAR SOBRE ESSE TEMA E, QUE VAMOS APRENDER MUITO JUNTOS.
Objetivos
CONHECER COMO É O INTERIOR DE UM FORMIGUEIRO, ATRAVÉS DA OBSERVAÇÃO E ACOMPANHAMENTO DA COLÔNIA A SER CONSTRUÍDO NA ESCOLA, RECONHECENDO QUE AS FORMIGAS SÃO INSETOS QUE TRAZEM BENEFÍCIOS E PREJUÍZOS AO HOMEM, BEM COMO, FAZEM PARTE DO MEIO AMBIENTE E DE SEU EQUILÍBRIO.
Comunidade de Aprendizagem
Serão envolvidos alunos, professores, direção, monitores, comunidade e colaboradores.
Articulação com o currículo
Formação de palavras e frases; Documentários; Expressão oral e corporal; Observação, criatividade e imaginação; Desafios e situações do dia-a-dia para resolução; Amizade, cooperação, integração, socialização; Músicas e danças; Brincadeiras e jogos. \nHistórias: A vida das formigas; A guerra das formigas; A pomba e a formiga; Texto informativo e características das formigas; Bingo de palavras e números; Filme: Vida de Inseto; Recriação de insetos e de um formigueiro com massa de modelar; Fazer e degustar o bolo formigueiro; Recriação de um formigueiro, a fim de observar e conhecer como é a organização no interior da colônia.