Classificação:
Período de desenvolvimento: 2018 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

EXPRESSÃO CORPORAL: ENCONTRO COM O BRINCAR
Pergunta Exploratória

Como brincar e brincar de quê?

Expedição Investigativa

As crianças juntamente com as professoras foram até a escola Darvile Dal’Oglio ao lado da Escola Arco-Íris, assistir um teatro sobre Páscoa "O verdadeiro sentido da páscoa". As crianças foram caminhando e observando tudo ao seu redor, chegando lá tinha coelhos vivos onde ficaram encantadas. Logo após o teatro foi feito pintura de rosto e retornaram a nossa escola.

Objetivos

Desenvolver nas crianças a capacidade e o conhecimento da expressão corporal, através das diversas maneiras de brincar e dançar usando as partes do corpo, através dos movimentos as crianças poderão se expressar os sentimentos e suas emoções.

Comunidade de Aprendizagem

Estudantes, professor, monitoras e comunidade escolar.

Articulação com o currículo

Linguagens: Psicomotricidade, Expressão oral, Musicalização, Coordenação motora, Flexibilidade;\nCiências Humanas: Socialização.\nMatemática: Quantidade. Ensino Religioso: Valores.\n* Brincadeiras: estátua, morto-vivo.\n* Expressividade, equilíbrio e coordenação\n* Músicas relacionadas ao corpo: cabeça, ombro, joelho e pé.\n* Movimentos ritmados com música.\n* Atividades de psicomotricidade: pular, andar, correr, saltar, imitar.\n* Jogos e circuitos motores.\n* Alfabeto corporal.\n* Rodas cantadas.\n* Jogos lúdicos.\n* Dramatização estruturada (cada aluno cria um personagem).


Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal de Educação Infantil Arco-Írís

Diretor
Andreia Paula Sirtoli Sommer

Turma
Educação Infantil: PRÉ A

Número de alunos
16

Educadores
Rosana Marquetto

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Jacutinga

Cooperativa
SICREDI ESTAÇÃO RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE JACUTINGA

Apoiadores
Sicredi, Smec e comunidade.

Assessoria Pedagógica
Professora Jaíne de Lima Piva
Foi um momento de puro encanto; desde a saída da escola os olhares atentos a tudo o que se passava ao redor de cada criança. Quando chegamos na escola Dr. Darville Dal\\\'loglio, os olhares brilhantes e fascinados com toda a decoração e principalmente quando viram os coelhos vivos, queriam pegar, passar a mão. Na hora do teatro todos prestaram muita atenção e após teve a pintura de rosto deles. Observou-se como coisas tão simples, mexem com o coração de uma criança.
Rosana Marquetto | Professor(a)