BRINCANDO E DANÇANDO COM OS MOVIMENTOS DO CORPO
Pergunta Exploratória
Qual a relação da dança e do brincar com o aprender na Educação Infantil?
Expedição Investigativa
As crianças foram caminhando e observando tudo ao seu redor, chegando lá coelhos vivos estavam lhe esperando, ficaram admirados, logo após o teatro foi feito pintura de rosto e retornaram a nossa escola. qual os alunos prestaram atenção, e depois, alguns, abraçaram o Coelhinho da Páscoa, após esse momento voltamos para a escola e “conversamos” sobre o passeio.
Objetivos
Desenvolver nas crianças a capacidade e o conhecimento da expressão corporal, através das diversas maneiras de brincar e dançar usando as partes do corpo.
Comunidade de Aprendizagem
Estudantes, professor, monitoras e comunidade escolar.
Articulação com o currículo
Linguagens: trabalho das letras iniciais dos nomes existentes na sala de aula, confecção do A B C dos animais. Lateralidade, psicomotricidade. Rodas cantadas, percepções rítmicas. habilidades motoras finas (bolinha de papel crepom, desenho, pinturas, modelagem). Ciência da natureza: animais (sons, nomes, cores, tamanhos), meio ambiente, habitat dos animais. Ciências humanas: trocas afetivas, valores e diversidade cultural. Matemática: Tamanhos e quantidades.\n\n* Brincadeiras: estátua, morto-vivo...\n* Atividades com grafismo, colagem, pinturas.\n* Músicas relacionadas ao tema: cabeça, ombro, joelho e pé....\n* Atividades de psicomotricidade: pular, andar, correr, saltar, engatinhar, cambalhota, dançar, imitar, arremessar e agarrar.