BRINCANDO EU APRENDO SOBRE OS NÚMEROS E QUANTIDADES
Pergunta Exploratória
O QUE TEM EM COMUM NAS CASAS, CARROS, PLACAS DE RUAS E LIVROS?
Expedição Investigativa
SERÁ REALIZADO UM PASSEIO PELAS RUAS DA CIDADE PARA OBSERVAR AS PLACAS DE RUA, CARROS, CASAS E FEITA A PERGUNTA EXPLORATÓRIA ÀS PESSOAS QUE ENCONTRARMOS. DOIS ALUNOS IRÃO FOTOGRAFAR O PASSEIO, UMA PROFESSORA SERÁ SENHOR DO TEMPO, UMA PROFESSORA SERÁ ESCRIBA E OS DEMAIS ALUNOS SERÃO PERGUNTADORES. AO RETORNAR A ESCOLA SERÁ FEITA UMA RODA DE CONVERSA PARA COLETA DE DADOS.
Objetivos
ATRAVÉS DAS ATIVIDADES CONCRETAS E SIGNIFICATIVAS, RECONHECER OS NÚMEROS DE 0 A 9, PROMOVENDO A INTERNALIZAÇÃO DO CONCEITO DE NÚMERO E ESTABELECENDO A RELAÇÃO NÚMERO/QUANTIDADE.
Comunidade de Aprendizagem
-
Articulação com o currículo
1) ORDEM CRESCENTE DOS NÚMEROS DE 0 A 9, EQUILÍBRIO E COORDENAÇÃO, EXPRESSIVIDADE, LINGUAGEM ORAL E ESCRITA, APRECIAÇÃO MUSICAL, AGRUPAMENTO E NOÇÕES DE QUANTIDADE: DIVIDIR A SALA EM DOIS GRUPOS. CADA GRUPO RECEBE UM CRACHÁ COM NÚMEROS DE 0 A 9. COLOCA-SE UMA MÚSICA, QUANDO A MESMA PARA, CADA CRIANÇA DEVE SENTAR DE FORMA QUE OS NÚMEROS FIQUEM EM ORDEM. 2) IDENTIDADE E AUTONOMIA, SOCIALIZAÇÃO, EQUILÍBRIO E COORDENAÇÃO E REGRAS DE CONVIVÊNCIA: DIVIDIR UMA BANDEJA EM NOVE PARTES. CADA PARTE COLOCAR UMA QUANTIDADE DE OBJETOS. COLOCAR OS NÚMEROS DE 0 A 9 EM PREGADORES DE ROUPAS. A PROFESSORA DIZ O NÚMERO E EM DUPLAS DEVEM COLOCAR O PREGADOR NA QUANTIDADE CORRESPONDENTE. 3) NOÇÃO DE QUANTIDADE, AGRUPAMENTO, LOCALIZAÇÃO, ESPAÇO E TEMPO, EQUILÍBRIO E COORDENAÇÃO: SERÁ CONTADA A HISTÓRIA O PEIXINHO FLICK DIVIDIR A TURMA EM GRUPOS. MONTAR UM AQUÁRIO NA SALA. CADA PEIXE TERÁ UM NÚMERO. UM ALUNO DE CADA GRUPO IRÁ TIRAR UM PEIXE E PEGAR A QUANTIDADE DE BOLINHAS REFERENTES AO NÚMERO DE SEU PEIXE