Classificação:
Período de desenvolvimento: 2018 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

Cuidando de Nós
Pergunta Exploratória

Porque devemos ter cuidado com o nosso corpo e com o ambiente que nos cerca?

Expedição Investigativa

Através da pergunta: Porque devemos ter cuidado com o nosso corpo e com o ambiente que nos cerca? realizamos nossa expedição investigativa, assistindo ao Filme: A turma da Clarinha em higiene e saúde. Os alunos compreenderam , que temos amigos da saúde, que precisam ser cuidadosamente atendidos para que tenhamos qualidade de vida. Ao retornarmos para a sala de aula, realizamos uma roda de conversa, para as colocações orais e escritas e atividades práticas, a respeito do que foi observado. Fizemos um cartaz, onde os alunos se posicionaram a respeito do que sabiam sobre o assunto, e o que desejam saber, o qual está exposto na sala de aula.

Objetivos

Conscientizar os alunos, para o direito á saúde, sensibilizando-os para a busca e compreensão da importância dos hábitos de higiene e atitudes como forma de prevenção e cuidados com o meio que vivemos.

Comunidade de Aprendizagem

Alunos, pais e professores.

Articulação com o currículo

Português/Linguagens: Leitura e interpretação (começamos com o exercício da leitura de leite); Produção de textos sobre o tema saúde e higiene e meio ambiente; Aquisição de Livros sobre Higiene e saúde;
Ciências: Desenvolver hábitos de independência para sua higiene corporal; Reflexão sobre ações diárias com o meio ambiente (documentários e filmes); Estimular a prática correta do banho, cortar unhas e cabelos; Relatos de histórias (os alunos pesquisam a história, ou leem e as contam para os demais colegas); Oficina de Embelezamento com os alunos (cuidando de mim – corte de cabelo, unhas, ...); Confecção de lixeiras para a separação do lixo orgânico do lixo seco na própria escola.
Artes: Teatro com fantoches; Encenações por eles elaboradas com relação ao tema estudado; Confecção de painel: O que posso fazer para melhorar o ambiente que vivo?;
Matemática: Leitura e interpretação de gráficos e tabelas; Histórias matemáticas; Confecção de jogos matemáticos; Fixando as quatro operações.


Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal de Ensino Fundamental Major Tancredo Penna de Moraes

Diretor
Deina Farenzena

Turma
3º Ano

Número de alunos
14

Educadores
Marilene Venturini

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Santa Maria

Cooperativa
SICREDI REGIÃO CENTRO

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE CAMOBI

Apoiadores
SMED e Sicredi

Assessoria Pedagógica
Wanda Maria Genro Appel
Ao trabalhar esse projeto com as crianças pude perceber que os alunos do 3º ano estão internalizando os hábitos já trabalhados, visto que é uma prática constante vivenciada por todos, dessa forma o projeto veio para reforçar os costumes já praticados cotidianamente.
Marilene Venturini | Professor(a)