Classificação:
Período de desenvolvimento: 2018 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

Projeto Leitura: Abrindo janelas para o entendimento e sabedoria
Pergunta Exploratória

Estimulando a leitura, faremos com que nossos alunos, compreendam melhor o que estão aprendendo na escola e o que acontece no mundo em geral, entregando a eles um horizonte totalmente novo?

Expedição Investigativa

A partir da percebemos que a realidade atual vem afastando cada vez mais nossos alunos do ato de ler. Aspectos como computadores, videogames, TV, o acesso restrito a leitura no núcleo familiar e a falta de incentivo têm ocasionado pouco interesse para leitura e por consequência, dificuldades marcantes que sentimos na escola: vocabulário precário, reduzido e informal, dificuldade de compreensão, erros ortográficos, poucas produções significativas, conhecimentos restritos aos conteúdos escolares, realizamos uma pesquisa sobre o hábito de leitura dos nossos estudantes.

Objetivos

-Fomentar o gosto pela leitura desde o início das etapas de escolaridade, onde o professor seja mediador entre a criança e o livro, fazendo com que a leitura tenha sentido e esteja contextualizada.
-Criar situações para que o exercício da leitura e escrita produzam reações, interações e conhecimentos, não servindo apenas como uma atividade meramente de cópia ou de decodificação dos sinais gráficos, alienando os alunos do contexto em que estão inseridos.

Comunidade de Aprendizagem

Alunos, professores, comunidade escolar, SMEC, Sicredi.

Articulação com o currículo

LÍNGUA PORTUGUESA: Escrita de texto considerando o gênero, o leitor, a legibilidade e a finalidade; Pontuação; Coerência e coesão.
GEOGRAFIA: O problema da violência no mundo; Valorização das relações entre as pessoas e o meio; Modificações do meio ambiente provocada pelo homem.
MATEMÁTICA: Coleta e organização de informações pesquisadas; Construção de gráficos para comunicação de informações.
HISTÓRIA: Relatório de filmes assistidos sobre os temas em estudo; As diversas fases da modificação da sociedade Brasileira.
ARTE: Histórias em quadrinhos, Leituras de imagens; Elementos da dramatização.
EDUCAÇÃO FÍSICA: Expressão corporal, Jogos cooperativos, Prática de novos esportes.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

Reunião com professores, equipe pedagógica, líderes de turmas.

Ficha Técnica
Escola
EMEF Carlos Kipper

Diretor
Fabricia l. Unfer

Turma
1º ao 9º ano e Educação Infantil

Número de alunos
165

Educadores
12

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Arroio do Tigre

Cooperativa
SICREDI CENTRO SERRA RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE ARROIO DO TIGRE

Apoiadores
Comunidade Escolar

Assessoria Pedagógica
Cris Biscaino - Consultoria
As atividades com o projeto mobiliza os alunos a desenvolver atividades prazerosas e dá oportunidade para muitos desenvolver habilidades que na sala de aula passam despercebidas.
Vera Lúcia da Paz Schaefer | Professor(a)