Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2018 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

Culturas Gaúcha e Italiana na Escola Gosto de fazer parte desse projeto que trabalha a cultura do povo gaúcho , por meio de atividades e do grupo de dança. Também é importante porque, através dele, conhecemos a cultura italiana que é muito interessante e que leva os alunos a reconhecer sua importância na história de nossa cidade de Nova Palma.
Ana Laura Scapin Galle | aluno(a)
Pergunta Exploratória

Como os italianos contribuíram para o desenvolvimento do Brasil, RS e Nova Palma? Qual a influência/contribuição da cultura gaúcha e vida de cada um?

Expedição Investigativa

A expedição investigativa da turma deu-se em três momentos diferentes. Primeiramente, fizeram uma entrevista com a professora de Artes da Escola Estadual de Ensino Fundamental Dom Érico Ferrari, Valdirene dos Santos Zanon, tendo em vista sua carreira de CTG e Tradicionalismo Gaúcho. As 2ª e 3ª etapas aconteceram em São João do Polêsine com a visita ao CAPPA (Centro de Apoio à Pesquisa Paleontológica) e a realização de uma entrevista com a atual diretora da Escola Estadual de Educação Básica João XXIII, Elaine Binotto Fagan, autora também do livro Quarta Colônia Terra, Gente e História!

Objetivos

Resgatar, preservar e divulgar as culturas gaúcha e italiana, buscando agregar conhecimentos sobre nossas tradições, manifestados na música, na arte e na dança.

Comunidade de Aprendizagem

Alunos, professores, pais , funcionárias e comunidade em geral

Articulação com o currículo

Linguagens
Participação do grupo de danças na Semana Farroupilha nos CTGs da região
Leitura de textos informativos sobre o assunto
Produção textual e de entrevistas

Ciências da Natureza
Cálculo de quantidades de amido, energia calórica nos alimentos a serem servidos.
Realização de um almoço típico italiano - Almoço das pizzas na semana da criança (atividade vinculada ao projeto da turma do 6º ano)
Realização do recreio com espetinho na Semana Farroupilha

Ciências Humanas
Participação na Missa Crioula Medianeira
Visita Museu Agudo (alemães)
Visita Museu Imigrante em Silveira Martins (italianos)
Visita de estudos ao Museu de Ufologia em Itaara

Matemática
Medidas de comprimento
Medidas de volume

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

A entrevista com a professora Valdirene dos Santos Zanon estimulou o grupo a continuar trabalhando no resgate de nossa cultura através da participação no Grupo de Danças Laços da Tradição Gaudéria da escola. Dançar é uma forma de mostrar a riqueza cultural do Rio Grande do Sul. A visita ao Centro de Apoio à Pesquisa Paleontológica e a explanação feita por Rodrigo Müller serviu para a turma fazer uma viagem ao passado e conhecer um pouco mais da Era dos Dinossauros a milhões e milhões de anos. Para finalizar, foi feita a entrevista com a professora e autora Elaine Binotto Fagan que ressaltou a necessidade de o povo reconhecer suas origens para conhecer-se e entender a história. Após esses trabalhos, a turma e a professora decidiram trabalhar no projeto Culturas Gaúcha e Italiana na Escola, para não deixar a história do nosso povo desaparecer.

Ficha Técnica
Escola
Escola Estadual de Ensino Fundamental Dom Érico Ferrari

Diretor
Lucineide Montagner Rossato

Turma
5º ano

Número de alunos
10

Educadores
Vanderlèa Maria Cocco

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Nova Palma

Cooperativa
SICREDI REGIÃO CENTRO

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE NOVA PALMA

Apoiadores
Sicredi, Emater, Amigos do Rio Portela, Cooperativa Agrícola Mista Nova Palma Ltda (Camnpal), Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Secretaria Municipal de Educação

Assessoria Pedagógica
Concatto Assessoria Empresarial
O desenvolvimento das atividades contribui muito com as minhas aulas, pois, ao estudar a história do Rio Grande do Sul, consigo fazer, por meio de atividades práticas propostas no projeto, que os alunos entendam como aconteceu a nossa história, bem como a importância das diferentes culturas na formação de nosso povo. Sem falar no desenvolvimento das habilidades de cada um deles através da dança.
Vanderlèa Maria Cocco | Professor(a)