Rádio e Tecnologias na Escola
“ Eu gosto muito de trabalhar com a rádio escola, pois produzimos programas e também fizemos a transmissão via rádio para todas as outras turmas. Além disso, entrevistamos pessoas sobre uma diversidade enorme de assuntos e ficamos conhecendo coisas novas.
Vitor Cargnin Pegoraro | aluno(a)
Pergunta Exploratória
Qual a contribuição da implantação da rádio escola no desenvolvimento cognitivo dos alunos? Como é o funcionamento da rádio escola e a participação dos alunos?
Expedição Investigativa
Os alunos do 9º ano, acompanhados pela professora de Língua Portuguesa e Inglesa da escola, foram visitar a rádio escola Geração RB da Escola Estadual de Educação Básica Rui Barbosa no município de Pinhal Grande. A rádio escola funciona em forma de projeto e é coordenada pelas professoras Zenita Pozzer e Marilene Scapin juntamente com os alunos da escola.Durante a conversa, percebeu-se a grande importância que este veículo de comunicação exerce na escola e no processo de aprendizagem, uma vez que se trabalha a criatividade, a desinibição e outros comportamentos importantes no desenvolvimento. Além disso, os alunos envolvidos colocaram que trabalhar nesta atividade extra-classe faz se busque informações sobre outros assuntos que não estão sendo trabalhados em sala de aula.
Objetivos
Preparar estudantes para compreender os processos de comunicação e de transformação tecnológica da sociedade, bem como proporcionar a formação para o empreendedorismo no ambiente escolar. Além disso, pretende aprimorar a capacidade de comunicação e expressão, vencendo o nervosismo e a timidez, preparando assim, alunos mais comunicativos e participantes.
Comunidade de Aprendizagem
Alunos, professores, pais, funcionárias, comunidade escolar e comunidade de aprendizagem
Articulação com o currículo
Português
Linguagens
Visita a uma emissora de rádio (Rádio Comunitária de Nova Palma)
Curso de Dicção e oratória
Gêneros Textuais
Produções textuais: boletins informativos, textos dissertativos-argumentativos, produção de chamadas para rádio e entrevistas.
Gramática contextualizada
Leitura e interpretação de textos
Cobertura em eventos da escola com registro através de fotografias, gravações e entrevistas.
Ciências da Natureza
A influência dos recursos tecnológicos na saúde das pessoas
Ciências Humanas
Evolução dos Recursos Tecnológicos
Ascensão da Internet
Matemática
Produção de Gráficos
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Após ter realizado a expedição investigativa, o grupo de alunos, juntamente com o professor, decidiu desenvolver um projeto voltado à educomunicação, já que esta é tão importante no desenvolvimento do aluno como um todo, promovendo a integração entre alunos, professores e comunidade escolar.