Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2018 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

Rádio e Tecnologias na Escola Eu gosto muito de trabalhar com a rádio escola, pois produzimos programas e também fizemos a transmissão via rádio para todas as outras turmas. Além disso, entrevistamos pessoas sobre uma diversidade enorme de assuntos e ficamos conhecendo coisas novas.
Vitor Cargnin Pegoraro | aluno(a)
Pergunta Exploratória

Qual a contribuição da implantação da rádio escola no desenvolvimento cognitivo dos alunos? Como é o funcionamento da rádio escola e a participação dos alunos?

Expedição Investigativa

Os alunos do 9º ano, acompanhados pela professora de Língua Portuguesa e Inglesa da escola, foram visitar a rádio escola Geração RB da Escola Estadual de Educação Básica Rui Barbosa no município de Pinhal Grande. A rádio escola funciona em forma de projeto e é coordenada pelas professoras Zenita Pozzer e Marilene Scapin juntamente com os alunos da escola.Durante a conversa, percebeu-se a grande importância que este veículo de comunicação exerce na escola e no processo de aprendizagem, uma vez que se trabalha a criatividade, a desinibição e outros comportamentos importantes no desenvolvimento. Além disso, os alunos envolvidos colocaram que trabalhar nesta atividade extra-classe faz se busque informações sobre outros assuntos que não estão sendo trabalhados em sala de aula.

Objetivos

Preparar estudantes para compreender os processos de comunicação e de transformação tecnológica da sociedade, bem como proporcionar a formação para o empreendedorismo no ambiente escolar. Além disso, pretende aprimorar a capacidade de comunicação e expressão, vencendo o nervosismo e a timidez, preparando assim, alunos mais comunicativos e participantes.

Comunidade de Aprendizagem

Alunos, professores, pais, funcionárias, comunidade escolar e comunidade de aprendizagem

Articulação com o currículo

Português
Linguagens
Visita a uma emissora de rádio (Rádio Comunitária de Nova Palma)
Curso de Dicção e oratória
Gêneros Textuais
Produções textuais: boletins informativos, textos dissertativos-argumentativos, produção de chamadas para rádio e entrevistas.
Gramática contextualizada
Leitura e interpretação de textos
Cobertura em eventos da escola com registro através de fotografias, gravações e entrevistas.

Ciências da Natureza
A influência dos recursos tecnológicos na saúde das pessoas

Ciências Humanas
Evolução dos Recursos Tecnológicos
Ascensão da Internet

Matemática
Produção de Gráficos

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

Após ter realizado a expedição investigativa, o grupo de alunos, juntamente com o professor, decidiu desenvolver um projeto voltado à educomunicação, já que esta é tão importante no desenvolvimento do aluno como um todo, promovendo a integração entre alunos, professores e comunidade escolar.

Ficha Técnica
Escola
Escola Estadual de Ensino Fundamental Dom Érico Ferrari

Diretor
Lucineide Montagner Rossato

Turma
9º ano

Número de alunos
9

Educadores
Adriana Paiva Weigert Turra

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Nova Palma

Cooperativa
SICREDI REGIÃO CENTRO

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE NOVA PALMA

Apoiadores
Sicredi, Emater, Amigos do Rio Portela, Cooperativa Agrícola Mista Nova Palma Ltda (Camnpal), Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Secretaria Municipal de Educação

Assessoria Pedagógica
Concatto Assessoria Empresarial
O desenvolvimento do projeto sobre a rádio enche nossa escola de alegria e de orgulho, pois se percebe que os alunos ficam muito felizes em serem parte do processo de aprendizagem.
Adriana Paiva Weigert Turra | Professor(a)