RESGATE DE BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS
“ “Eu gostei do passeio e de brincar, comer o lanche”.\n“Passear é bom, porque brincamos bastante e vimos uma vó, cachorros e cavalo”.
katiane Adriana do Nascimento Nogueira e Mateus Eduardo Gozinski | aluno(a)
Pergunta Exploratória
Quais brinquedos você tem e quais brincadeiras mais gosta?
Expedição Investigativa
Investigar através de visitas, entrevistas, conversas quais as brincadeiras e brinquedos mais utilizados pelos pais, avós e vizinhos da escola.
Objetivos
Valorizar o ato de brincar no coletivo e individualmente, com brinquedos e brincadeiras antigas, percebendo que pode-se brincar com criatividade, construindo seu próprio brinquedo e inventando sua brincadeira através da investigação familiar.
Comunidade de Aprendizagem
Alunos, professores, funcionários, famílias, direção, coordenação e comunidade em geral.
Articulação com o currículo
Formas, cores, tamanhos, espessuras, textura, classificação, seriação, números, representações de jogos matemáticos, identificação das figuras geométricas, noções de quantidades, contação oral, relação temporal: dia, mês, ano, antes e depois, ideia de divisão, multiplicação, adição e subtração, relação espacial, exploração de objetos e brinquedos. Gestos, reprodução de canções, histórias, fatos-experiências vividas, nomear pessoas, objetos e lugares, falar claramente, alfabeto: leitura e sons de letra, diálogo, letras e escritas gráficas; pintura com diversos materiais; reconhecimento de letras e números; escrita de nomes. Modelagem, recorte e colagem; textura; desenho, pintura. Hábitos de higiene, sensações físicas, noite e dia, sol e chuva, quente e frio, agora e depois, relações sociais, natureza: animais, plantas, água; corpo, meios de comunicação e transporte, direito e deveres, memória social da criança. Respeito, igualdade, solidariedade, humildade, sinceridade, autoestima.