Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2018 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

Diversidade Cultural e Economia Solidária
Pergunta Exploratória

De que forma as diferentes culturas influenciaram a formação do assentamento?

Expedição Investigativa

Ocorreu através de entrevistas, onde foram elaboradas questões pelos alunos e por mim, os quais entrevistaram os estabelecimentos das comunidades Bom Jardim e Roda d´ Agua como algumas pousadas, restaurantes, agências de turismo, lanchonetes, feirantes, professores, artesãs e pais de alunos. Foram realizadas nas Vilas da Bom Jardim e Roda d´Água, assentamento PA-Quebó.

Objetivos

Proporcionar aos alunos a oportunidade de conhecer melhor a cultura do Centro Oeste, sua potencialidade turística e alguns empreendimentos econômicos solidários que têm contribuído para a economia da região.

Comunidade de Aprendizagem

A comunidade (professora e alunos) participou do projeto por meio de visita exploratória realizada pelos estudantes através de vídeos dos pontos turísticos da região, jornais com suplementos de turismo sobre a nossa região, entrevistas in loco nas vilas de Bom Jardim e Roda d' Água em pousadas, restaurantes, lanchonetes, feirantes, associação de produtores rurais, festeiros, agências de turismo entre outros.

Articulação com o currículo

-Agroecologia, Agricultura familiar e Economia solidária.\n Cultura, Turismo, Economia e Festa Junina.


Ficha Técnica
Escola
Estadual Marechal Cândido Rondon

Diretor
Mariana Athayde Dormevil

Turma
Educação do Campo 1º A,1º B,1ºC,2º e 3º ano

Número de alunos
93

Educadores
Ivanete de Almeida Lara Lima

Estado
Mato Grosso

Município
Nobres

Cooperativa
SICREDI OURO VERDE MT

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO NOBRES

Apoiadores
Escola Estadual Marechal Cândido Rondon.

Por meio do projeto os alunos tiveram contato com as pessoas da nossa comunidade, e aprenderam de forma prazerosa sobre a nossa cultura local, pontos turísticos, empreendimentos solidários e econômicos do nosso assentamento. Consegue-se, por fim, trabalhar a realidade do aluno e a interdisciplinaridade.
Ivanete de Almeida Lara Lima | Professor(a)

Repercussão na mídia

O Projeto Diversidade Cultural e Economia Solidária, é um incentivo aos alunos do campo, filhos de agricultores, para que possam valorizar os saberes e fazeres da Terra que eles receberão, e com esses saberes garantirem a manutenção da qualidade dos produtos adquiridos. A intenção é, cada vez mais, expandir a exposição juntamente com essa parceria, com os pais dos alunos e comunidade, e fortalecer a feira ecológica rural.