Viajando pelos biomas de Mato Grosso, com foco nos animais.
Pergunta Exploratória
Quais são os animais que fazem parte dos biomas de Mato Grosso?
Expedição Investigativa
A expedição investigativa aconteceu no início do II Semestre, na data do dia 10 de agosto de 2017 numa visita in loco no zoológico de Cuiabá - UFMT. A excursão teve início com a saída de dois ônibus da prefeitura de Araputanga. O trajeto teve como ponto principal o zoológico, depois passamos para ver o Parque Mãe Bonifácio, o aeroporto, e o Shopping de Várzea Grande. Apesar do dia estar muito quente foi muito legal. Os alunos se divertiram e aprenderam muitas coisas novas.\nOs alunos visualizaram animais, antes só conhecidos através de livros, filmes e internet, e ficaram sabendo sobre eles porque seus nomes científicos, suas origens e suas alimentações estavam dispostos nas placas informativas.\n Os alunos ficaram encantados com vários animais, como os macacos (bichos simpáticos que pareciam até posar para fotos), as aves coloridas, os felinos, as cobras de várias espécies e muitos
Objetivos
Quais são os animais que fazem parte dos biomas de Mato Grosso?
Comunidade de Aprendizagem
Alunos, famílias e comunidade (Profissionais da Escola, comerciantes, mães e vereadores patrocinaram para realização do sorteio de uma rifa).\n As mães Juliana Zagatti e Naiana Pena teve participação efetiva na visita in loco no zoológico.
Articulação com o currículo
As atividades do projeto foram realizadas de forma interdisciplinar abrangendo as disciplinas de Ciências: Características: Habitat, alimentação, formação, classificação; Pesquisa virtual sobre curiosidades. Animais em extinção, Textos informativos sobre cada animal pesquisado, animais selvagens e domésticos, fauna de Mato Grosso. Artes: Desenhar o bicho que mais gosta; Dobraduras, releitura dos animais dos biomas de Mato Grosso e do artista Romero Brito no prato de papelão. Confeccionar animais com sucatas em formas geométricas, maquete dos biomas do Mato Grosso e do zoológico; Sessão cinema com os filmes Tayná e cão vermelho, recorte, colagem. Em Língua Portuguesa: Texto: valores (solidariedade, diálogo e outros), elaboração e interpretação de textos e HQ sobre os animais; escrever substantivos sobre os animais, seu coletivo e gênero, leitura de histórias animais (mundo planeta). Em matemática: Noções de tamanho e quantidade; maior/menor, Tangran: formação de figuras de animais...
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
A escolha do tema foi feita a partir da aula de geografia sobre os biomas e do concurso de redação “Campanha da Fraternidade -Biomas Brasileiros e Defesa da Vida”, que os alunos foram inscritos pra concorrer à premiação. Ao comentar sobre os biomas surgiram vários comentários sobre os animais de cada região, pois nem todos conheciam ou conhecem vários animais. Então veio a ideia de trabalharmos os animais da região Centro-Oeste.