Classificação: Meio Ambiente
Período de desenvolvimento: 2017 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

Viajando pelos biomas de Mato Grosso, com foco nos animais.
Pergunta Exploratória

Quais são os animais que fazem parte dos biomas de Mato Grosso?

Expedição Investigativa

A expedição investigativa aconteceu no início do II Semestre, na data do dia 10 de agosto de 2017 numa visita in loco no zoológico de Cuiabá - UFMT. A excursão teve início com a saída de dois ônibus da prefeitura de Araputanga. O trajeto teve como ponto principal o zoológico, depois passamos para ver o Parque Mãe Bonifácio, o aeroporto, e o Shopping de Várzea Grande. Apesar do dia estar muito quente foi muito legal. Os alunos se divertiram e aprenderam muitas coisas novas.\nOs alunos visualizaram animais, antes só conhecidos através de livros, filmes e internet, e ficaram sabendo sobre eles porque seus nomes científicos, suas origens e suas alimentações estavam dispostos nas placas informativas.\n Os alunos ficaram encantados com vários animais, como os macacos (bichos simpáticos que pareciam até posar para fotos), as aves coloridas, os felinos, as cobras de várias espécies e muitos

Objetivos

Quais são os animais que fazem parte dos biomas de Mato Grosso?

Comunidade de Aprendizagem

Alunos, famílias e comunidade (Profissionais da Escola, comerciantes, mães e vereadores patrocinaram para realização do sorteio de uma rifa).\n As mães Juliana Zagatti e Naiana Pena teve participação efetiva na visita in loco no zoológico.

Articulação com o currículo

As atividades do projeto foram realizadas de forma interdisciplinar abrangendo as disciplinas de Ciências: Características: Habitat, alimentação, formação, classificação; Pesquisa virtual sobre curiosidades. Animais em extinção, Textos informativos sobre cada animal pesquisado, animais selvagens e domésticos, fauna de Mato Grosso. Artes: Desenhar o bicho que mais gosta; Dobraduras, releitura dos animais dos biomas de Mato Grosso e do artista Romero Brito no prato de papelão. Confeccionar animais com sucatas em formas geométricas, maquete dos biomas do Mato Grosso e do zoológico; Sessão cinema com os filmes Tayná e cão vermelho, recorte, colagem. Em Língua Portuguesa: Texto: valores (solidariedade, diálogo e outros), elaboração e interpretação de textos e HQ sobre os animais; escrever substantivos sobre os animais, seu coletivo e gênero, leitura de histórias animais (mundo planeta). Em matemática: Noções de tamanho e quantidade; maior/menor, Tangran: formação de figuras de animais...

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

A escolha do tema foi feita a partir da aula de geografia sobre os biomas e do concurso de redação “Campanha da Fraternidade -Biomas Brasileiros e Defesa da Vida”, que os alunos foram inscritos pra concorrer à premiação. Ao comentar sobre os biomas surgiram vários comentários sobre os animais de cada região, pois nem todos conheciam ou conhecem vários animais. Então veio a ideia de trabalharmos os animais da região Centro-Oeste.

Ficha Técnica
Escola
E.M. José Evaristo Costa

Diretor
Ricardo Leandro Skiavinato

Turma
5º Ano – A

Número de alunos
46

Educadores
Rosimar Evangelista Dos Santos.

Estado
Mato Grosso

Município
Araputanga

Cooperativa
SICREDI NOROESTE MT E ACRE

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE ARAPUTANGA

Apoiadores
Rosimar, Antônio Miguel, Ana Flavia, Aparecida Sebastian, Andréia, Dicolino, Eleusa, Edmar, Elza, Gisele, Joilsom , Juliana , Maria , Marli , Miriam Maria ,Oswaldo, Regiane Ricardo Leandro, Rosa, Silvana, Shiguemitu, Vera, Zélia, Zélia e Milena

Assessoria Pedagógica
Maria Auxiliadora de Oliveira
Os alunos tiveram a compreensão sobre os biomas brasileiros e souberam reconhecer o seu próprio bioma. A visita ao zoológico, além de contribuir para a construção do aprendizado, serviu para reforçar a visão dos alunos voltada à conscientização e preservação das espécies. Várias aprendizagens foram construídas no decorrer do projeto, pois os alunos puderam aprender muitos conceitos sobre os animais através da observação, análise de dados, pesquisar, registro e absorção de conceitos sobre os mesmos.
Rosimar Evangelista dos Santos | Professor(a)