Tesouros? Muitos Tesouros!
Pergunta Exploratória
) que você considera ser um tesouro?
Expedição Investigativa
Território: A escola e seus arredores. No dia 04 de abril será realizada uma Caça ao Tesouro. A turma será dividida em grupos. Na escola e no pátio serão escondidas pistas que levam a descobrir pequenos tesouros e que sugerem onde estarão novas pistas e levarão ao último tesouro. Os pequenos tesouros serão: (tesouros espirituais, tesouro do saber, tesouros da saúde, tesouros da natureza: solo, água, plantas, animais, tesouros de poder (dinheiro) e o último tesouro familiar. A caça ao tesouro terminará no centro cultural. No centro cultural será feito um diálogo com os alunos ouvindo o que eles tem a dizer sobre os tesouros encontrados , também responderão a boa pergunta: O que você considera ser um tesouro? Para finalizar será passado um vídeo no centro cultural com o título: “Sete maravilhas da vida” como forma de reflexão do que realmente é um tesouro em nossa vida.
Objetivos
Perceber que na nossa vida temos muitos tesouros e temos o compromisso de zelar e fazê-los produzir, para tornar a sociedade um lugar melhor pra se viver.
Comunidade de Aprendizagem
Professores , alunos do 6º ano, direção, pais e SMEC.
Articulação com o currículo
ESTOU RODEADA DE TESOUROS(Valorizar os tesouros da nossa vida.Ensino Religioso) SOMOS DIFERENTES, MAS PRECISAMOS UNS DOS OUTROS.( Que todos somos diferentes uns dos outros, mas que possuímos os mesmos valores e que perante Deus somos todos irmão, por isso precisamos nos respeitar e valorizar a cada um)SUA VIDA DEPENDE DE MIM(Valorização e o cuidado com o outro.Ciências, Ensino Religioso e Língua Portuguesa.) QUE TESOUROS?(Através de imagens fazer uma relação com o conceito de tesouro e os tesouros da natureza. Ciências:Ecossistemas,Biomas terrestres,As rochas) VIAJAR! UM TESOURO DE PRAZER/SABER.(Visita a Ametista do Sul, As rochas,• Formação das pedras preciosas.) LACRE. UM TESOURO VALIOSO.( Será apresentado em sala de aula o projeto “Eu ajudo na Lata”, que aborda sobre o recolhimento de lacres. Matemática:as operações,porcentagem,gráficos.\nCiências:recursos naturais)A ÁGUA NA SUPERFÍCIE TERRESTRE Valorizar a água como um dos maiores tesouros sobre a Terra.Geografia).