Classificação: Meio Ambiente
Período de desenvolvimento: 2018 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

PRESERVAR PARA NÃO FALTAR O projeto está sendo uma ideia muito boa, pois os alunos gostaram e se interessaram pelas pesquisas e pelas experiências. Além disso, aprendemos muito sobre a importância da proteção das nascentes.
Estudantes do 7º ano | aluno(a)
Pergunta Exploratória

O que pode ser feito para preservar as nascentes dos rios da nossa comunidade?

Expedição Investigativa

Visita exploratória a uma nascente próxima à escola, onde os estudantes entrevistaram os proprietários da área, coletaram materiais e analisaram em sala de aula os dados levantados.

Objetivos

Ampliar o conhecimento sobre a água e a importância de sua preservação, desenvolvendo consciência sobre a necessidade de preservar as nascentes dos rios localizados na comunidade de David Canabarro e região.

Comunidade de Aprendizagem

Pais de estudantes e funcionários da escola.

Articulação com o currículo

- Matemática: Porcentagem, gráficos e cálculos (quatro operações);
- Língua Portuguesa: Vocabulário, produção textual e ortografia;
- Ciências da Natureza: Biomas, aquíferos, água, seres vivos, germinação, ecologia e reino vegetal;
- Ensino Religioso: Água e o fenômeno religioso.


Ficha Técnica
Escola
Instituto Estadual de Educação Assis Brasil

Diretor
César Pedro Zanella

Turma
8º e 9º anos do Ens. Fundamental

Número de alunos
65

Educadores
Aracelli, Elidiane, Jussara, Mirtes e Valéria

Estado
Rio Grande do Sul

Município
David Canabarro

Cooperativa
SICREDI IBIRAIARAS RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE DAVID CANABARRO

Apoiadores
Secretaria Municipal de Educação

Assessoria Pedagógica
Carla Luiza Vicenzi - Ideau Faculdades
Os alunos se envolveram em todas as atividades realizadas durante o planejamento e a execução do projeto. No decorrer do ano letivo estão acompanhando e cuidando do desenvolvimento das mudas de árvores nativas, que serão distribuídas entre os estudantes para o plantio nas nascentes dos rios e das fontes.
Jussara Marchezi | Professor(a)