Classificação:
Período de desenvolvimento: 2018 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

Uma viagem encantada no ambiente em que vivemos “Gosto do projeto porque brincamos todos juntos e gosto de brincar com todos meus colegas”.
Eduarda Falcão Torres | aluno(a)
“Contribui no desenvolvimento das crianças, ao mesmo tempo em que aproxima escola e família”.
Joana da Silva (Mãe) | responsável
Pergunta Exploratória

Onde eu vivo?

Expedição Investigativa

A curiosidade inserida no processo de ensino é fundamental para o processo de aprendizagem. Já dizia Paulo Freire “Sem a curiosidade que me move e me inqueita não aprendo nem ensino”. Sendo assim, foi identificada a relevância em explorar a curisiodade de educandos e educadores sobre o ambiente em que vivem. Para isso, como expedição investigativa será feita uma caminhada pelo bairro do ambiente escolar, levantando hipóteses e descobrindo os conhecimentos prévios dos educandos quanto o espaço em que vivem.

Objetivos

Identificar e compreender aspectos relevantes sobre o ambiente onde estamos inseridos, bem como sua preservação para a melhoria da qualidade de vida do ser humano.

Comunidade de Aprendizagem

Alunos, professores, pais, comunidade, funcionários.

Articulação com o currículo

• Dia e noite: Como identifico, o que faço nesses determinados momentos, rotina. • Passado, presente e futuro: ontem, hoje e amanhã. • Terra: Natureza, plantas, animais, água, preservação. • Céu: As nuvens, a lua, as estrelas, o sol, a chuva. • Eu e os outros: Valorização pessoal, do outro, relacionamentos, sentimentos, diversidade, autoestima, respeito, amor. • A base de onde vivo: Casa, família, Deus e escola. • Vídeos: O tempo das crianças; De onde vem o dia e a noite; Peixonauta, o caso da água que fugiu; A turma da Mônica no Zoológico; Um plano pra salvar o planeta; • Histórias: Terra Maravilhosa; Mundinho; Dia e noite; Bichodário; Um bichinho só pra mim; O livro dos sentimentos – Todd Parr; O livro da família – Todd Parr• Maquete: O dia e a noite; Nós e nossa escola; • Músicas: Ninguém é igual a ninguém, Normal é ser diferente; Diferentes; Obrigado Deusão; O sítio do seu Lobato; Amigos para sempre; Painéis; experiências, registros.


Ficha Técnica
Escola
ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL VÓ ALMA

Diretor
Ivanilde Brustolin

Turma
Educação Infantil: PRÉ

Número de alunos
16

Educadores
Renata Joaquim de Albuquerque

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Erebango

Cooperativa
SICREDI ESTAÇÃO RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE EREBANGO

Apoiadores
Sicredi, Smecd e comunidade.

Assessoria Pedagógica
Me. Gisele Maria Tonin da Costa
O Projeto A União Faz a Vida traz extrema significância ao ambiente escolar. Atividades práticas, articuladas com o currículo contribuem relevantemente com a formação humana e qualidade de vida dos educandos. Ainda, são momentos de diversão e alegria oportunizando aos alunos novas experiências.
Renata Joaquim de Albuquerque | Professor(a)