NAS MÃOS DAS CRIANÇAS O MUNDO VIRA UM CONTO DE FADAS
Pergunta Exploratória
É bom ouvir histórias?
Expedição Investigativa
Para oportunizar incitando a imaginação, foram contados, utilizando diferentes recursos, três contos de Fada: A Princesa e o Sapo, utilizando fantoche e Urso; Chapeuzinho Vermelho, utilizando o recurso DVD e TV com a história narrada com personagens e, o último conto de fadas apresentado foi os Três Porquinhos , com o recurso da contação feita em ambiente externo, no pátio da escola, sentados na grama, com o livro.
Objetivos
Desenvolver ações que depertem o prazer e o interesse em apreciar, ouvir contar e recontar histórias, como também de instigar a imaginação, a percepção e a sensibilidade para com a história e com o ambiente em que a mesma está inserida; além de estimular a participação em variadas situações de comunicação oral, como o contar e o recontar para que as crianças possam interagir e expressar desejos, necessidades e sentimentos por meio da linguagem oral.\ndespertar e envolver os estudantes de forma que lhes possibilite o desenvolvimento integral, com experiências significativas de aprendizagem, buscando a valorização, o encantamento, o prazer e a alegria ao ouvir e vivenciar Contos de Fada.
Comunidade de Aprendizagem
Alunos, professores da turma, família e comunidade escolar.
Articulação com o currículo
Língua Portuguesa: Desenvolvimento da oralidade; expressão oral e corporal; socialização e interação com os colegas.\nArte: Dança; ritmo; dramatização; desenho; modelagem; música; artes visuais; artes plásticas (ilustrações dos Contos Clássicos).\nEducação Física: Esquema corporal; motricidade ampla; lateralidade; freio inibitório; movimento; integração.\nMatemática: Quantidades; formas e cores; seriação;\nSócio Histórico: Identidade; família; diferentes formas de diversidade (cultural, social e econômica); valores; Autoestima; Valorização e respeito ao outro.\nCiências da natureza: corpo humano; diferenciação do outro, animais; plantas.