Eu e minha família
“ “Eu achei bonito que vocês vieram passear na minha casa”.
Lucas Alexandre Montemezzo | aluno(a)
Pergunta Exploratória
De onde viemos para chegarmos na escola?
Expedição Investigativa
Fazer uma caminhada pela comunidade escolar, para que possamos observar que nas casas moram pessoas que constituem uma família, identificando quais são os colegas que moram mais próximo/mais longe da escola.
Objetivos
Trabalhar a identidade de cada um, identificando seu primeiro grupo social, a família, valorizando-a independente de suas caracteísticas.
Comunidade de Aprendizagem
Os professores; os alunos; a comunidade; a família.
Articulação com o currículo
Noção de quantidade, classificação e seriação\nConvivência com os números\nExpressão espontânea \nNomear objetos, nomes colegas, familiares\nFalar claramente\nContar e dramatizar, imitando personagens\nVocabulário\nDesenvolvimento motor amplo e fino\nLocomoção\nEquilíbrio\nMímicas\nPosturas corporais e movimentos\nObservação e identificação de imagens e pessoas\nFreio inibitório/lateralidade\nRabiscar\nFamiliarização com o alfabeto\nRitmo\nRelaxamento e uso da imaginação\nBrincadeiras de roda\nDesenho livre, pintura, recorte, colagem, montagens criativas com materiais alternativos\nTeatro\nAmassar, rasgar, colar, modelar\nIniciar o uso da tesoura\nFamiliarizar-se e cuidar do próprio corpo e do colega (higiene)\nExploração do ambiente (flora,fauna)\nExplorar as sensações físicas\nUtilizar o espaço\nDistinguir: noite, chuva, sol, quente, frio, agora, depois, ..\nLocalização temporal e temporal.