Eu sou importante
“ “Nós saímos passear com a profe Luciane e a profe Maiara. Eu vi minha dinda estendendo roupa no varal; chamamos minha mãe no seu trabalho e ela veio me dar um abraço, deu bala para todos e conversou com nós. Vi casas, pessoas, bichinhos, o dindinho e na volta para a escola encontramos meu vô Gregório que me deu um abraço bem apertado. O passeio curioso foi bem legal”.
Manuella Klinkoski | aluno(a)
“ “Eu acho brilhante o Programa A União Faz a Vida. Vejo que é muito importante para a família e para a vida escolar; é muito prazeroso poder participar da vida escolar. Fiquei surpresa quando recebi a visita da minha filha com seus colegas e as professoras. Minha filha toda contente em trazer os colegas conhecer o trabalho da mamãe. E vieram as perguntas... e a mais importante para mim foi: O que a mãe faz quando chega em casa? E a Manu respondeu brinca, cuida de mim. Nesse dia ela chegou e contou que no passeio que fez naquela manhã encontrou outra pessoa que também brinca e cuida dela... o Vô Gregório”.
Maiara Dalpaz Klinkoski | responsável
Pergunta Exploratória
Quem sou eu e quem cuida de mim?
Expedição Investigativa
Passeio nas proximidades da escola observando o espaço: ruas, casas, pessoas, animais, natureza, tudo o que podemos ver; pessoas, onde vivem, com quem.
Objetivos
Conhecer a história de vida, valorizando e respeitando as pessoas que me cuidam.\nParticipar de situações de socialização, que fortaleçam a autoestima, desenvolvendo um trabalho interdisciplinar de maneira prazerosa.
Comunidade de Aprendizagem
O projeto será desenvolvido com a participação dos alunos, professora da turma, família, direção da escola, colaboradores (Sicredi e Secretaria Municipal de Educação), nutricionista, psicóloga, pastor e comunidade escolar.
Articulação com o currículo
O desenvolvimento do projeto será alicerçado pela interdisciplinaridade de conteúdos. Linguagem oral: oralidade, leitura com fonte de prazer, diferentes gêneros textuais, letras do alfabeto. Pensamento lógico-matemático: sequência numérica, classificação e seriação, espaço: em cima, embaixo, dentro, fora, frente, trás..., forma: tipo e tamanho, identificação das cores. Natureza e sociedade: meio ambiente, convivência social, família, identidade (eu), escola, valores, espiritualidade (Deus). Artes visuais: desenho livre e orientado, exploração e manipulação de materiais como: tinta, papel, massinha de modelar, lápis..., Música: canções diversas, exploração, expressão de sons com a voz, com o corpo e com materiais sonoros diversos. Movimento: motricidade fina e ampla, psicomotricidade, brincadeiras, comunicação, expressão corporal, percepção e coordenação.