EU E MEU CORPO
Pergunta Exploratória
O que tem no nosso corpo e como devemos cuidá-lo?
Expedição Investigativa
A expedição investigativa aconteceu dentro da sala de aula, através da atividade de pesagem e medida da altura das crianças, para que através disso, eles possam ir se percebendo como sujeitos únicos, com caracterísitcas diferentes. \nQuestionamentos feitos durante as atividades?\n• O peso é o mesmo?\n• Quem pesa mais?\n• Quem pesa menos?\n• Quem é o mais alto?\n• Quem é o mais baixo?
Objetivos
Identificar as partes do corpo para familiarizar-se a elas, valorizando suas funções e conscientizando-se sobre os cuidados e higiene do corpo para termos saúde e bem estar, buscando compreender o respeito a si mesmo enquanto sujeito em desenvolvimento.
Comunidade de Aprendizagem
Alunos, professores, enfermeiro posto de saúde, família.
Articulação com o currículo
• Classificação, forma, contagem nos dedos,\n• Estimular expressão espontânea (nomes, histórias, fatos do dia a dia, desejos e necessidades, sentimentos)\n• Nomear objetos, \n• Interessar-se pela leitura de histórias, \n• Ampliação progressiva do vocabulário,\n• Posturas corporais e movimentos, \n• Locomoção e equilíbrio,\n• Observação e identiicação de imagens e pessoas \n• Distinguir obejtos e figuras mais usadas no dia-a-dia\n• Rabiscar, \n• Danças e cantos com gestos, \n• Relaxamento e uso da imaginação,\n• Brincadeiras,\n• Pintar com diversos materiais,\n• Exploração e manipulação de diveros materiais,\n• Representar por desenho, modelagem, montagens, \n• Desenho livre, pintura, recorte, colagem, montagens criativas,\n• Amassar e rasgar,\n• Cuidado com o próprio corpo e com o do colega,\n• Sensações físicas.