EU MUDO, MINHA ESCOLA MUDA: “Cuidando da Minha Escola”
“ “Acho que vai ser muito bom participar deste projeto, fizemos uma expedição investigação que foi muito legal. Vamos aprender a gostar e cuidar da nossa Escola, como falou o professor orientador: “Iremos construir um pergolado com uma fonte d’água”, vai ser bom”.
Kalliane Soares de Moraes | aluno(a)
“ “Com o projeto A União faz a Vida e o tema Eu mudo, minha Escola muda, vejo que os estudantes vão poder aprender na prática a construir algo e cuidar dele, vão ajudar a manter a escola mais bonita, irão se comportar e respeitar mais a escola e os colegas, pois precisam mudar seu comportamento para ter um bom futuro”.
Vanessa J. Mendes Monteiro Pac (Mãe) | responsável
Pergunta Exploratória
No que eu posso mudar, para ajudar a mudar a minha Escola?
Expedição Investigativa
Visitação nos lugares bonitos e organizados dentro do Município de Erebango - RS, para depois observar na escola o que pode ser feito ou mudado para melhorar meu relacionamento e cuidado com a ela. Observação: Praça Central do Municipio de Erebango – RS, Residência – Sarise Pissetti de Melo – Relógio e Jardim do Sicredi de Erebango – RS – Residência – Flávia Anzolin Petry – Residência - Eloísa M. Zancanaro – Residência Professora Elizabete Antunes.
Objetivos
Fazer da Escola um lugar prazeroso, desenvolvendo o gosto e o respeito em relação ao plantio de plantas ornamentais, adquirindo responsabilidade e o cuidado com o outro. Despertar uma consiência ecológica, conscientizando-se sobre as questões atuais do meio ambiente, criando um Espaço Sagrado para melhorar as relações e experiências que reflitam a compreensão que Deus é o Criador de todas as coisas e que ele é muito importante para nossas vidas.
Comunidade de Aprendizagem
Os envolvidos na realização do projeto serão os alunos, professores, palestrantes, psicóloga, pais, direção da escola e colaboradores (Sicredi e Secretaria Municipal de Educação).
Articulação com o currículo
Sustentabilidade (O que é? Para que serve? Como usar?). A escola na 1º e 2º Guerra Mundial. A educação da Alemanha Nazista. O incentivo da educação na Era Vargas. A educação na Ditadura Militar. A globalizção e o prazer de estudar, as mudanças ocorridas na escola. História das lutas corporais mundiais, nacionais e regionais e suas regras; Jogos x violência; O respeito como balizamento educacional; Jogos e Gincanas cooperadas; Criação do Espaço Sagrado. Teatro. Produção de panfletos. Pintura dos muros. Textos e interpretação (convivência e atitudes). Vivendo valores na escola. Química: Composição química dos diferentes tipos de matéria. Poluição do terreno escolar, ciclo do carbono e oxigênio na Escola. Física: Origem da energia, tipo de gerador que mantém a escola funcionando. Fontes renováveis e não renováveis. Cartazes. Música. Ideia de função – sentença: área pintada e o preço da tinta. Resultados obtidos pela planilha de acordo com os gastos para criação do “Espaço Sagrado”.