Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2018 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

EU MUDO, MINHA ESCOLA MUDA: “Violência na escola e as problemáticas que ocasionam” “Eu acho bom, porque nós passeamos e tiramos fotos. É muito legal”.
Gabrielly Dolne | aluno(a)
“Eu acho que sem união é muito difícil de viver. É um programa muito bom para todos”.
Maríndia Rodrigues (Mãe) | responsável
Pergunta Exploratória

O que a violência na escola gera?

Expedição Investigativa

Os alunos desta turma foram até a sala digital e fizeram uma pesquisa com as seguintes questões: Você já ouviu falar de casos de violência na escola? Oque é importante para que isso não aconteça? Como você lidaria com essas situações de frustração?

Objetivos

Refletir, pesquisar, vivenciar situações que trabalhem a concepção dos alunos quanto atitudes violentas, suas consequências, observando formas de evitá-la construindo um ambiente mais acolhedor, humano e de respeito.

Comunidade de Aprendizagem

Os envolvidos na realização do projeto serão os alunos, professores, palestrantes, psicóloga, pais, direção da escola e colaboradores (Sicredi e Secretaria Municipal de Educação).

Articulação com o currículo

Sustentabilidade (O que é? Para que serve? Como usar?). A escola na 1º e 2º Guerra Mundial. A educação da Alemanha Nazista. O incentivo da educação na Era Vargas. A educação na Ditadura Militar. A globalizção e o prazer de estudar, as mudanças ocorridas na escola. História das lutas corporais mundiais, nacionais e regionais e suas regras; Jogos x violência; O respeito como balizamento educacional; Jogos e Gincanas cooperadas; Criação do Espaço Sagrado. Teatro. Produção de panfletos. Pintura dos muros. Textos e interpretação (convivência e atitudes). Vivendo valores na escola. Química: Composição química dos diferentes tipos de matéria. Poluição do terreno escolar, ciclo do carbono e oxigênio na Escola. Física: Origem da energia, tipo de gerador que mantém a escola funcionando. Fontes renováveis e não renováveis. Cartazes. Música. Ideia de função – sentença: área pintada e o preço da tinta. Resultados obtidos pela planilha de acordo com os gastos para criação do “Espaço Sagrado”.


Ficha Técnica
Escola
ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL 11 DE ABRIL

Diretor
Simone Maria Scartazzini

Turma
6º ano A Ensino Fundamental

Número de alunos
14

Educadores
Bernardo Klain, Verena Fabris Brezola, Rodrigo Pilar, Maiara Dall’Gnoll, Marcelo Zancanaro, Suzana dos Santos, Caroline M. Zorzo, Marli M. Pokojeski.

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Erebango

Cooperativa
SICREDI ESTAÇÃO RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE EREBANGO

Apoiadores
Sicredi, comunidade e Secretaria Municipal de Educação

Assessoria Pedagógica
Me. Gisele Maria Tonin da Costa
“O Projeto “A União faz a vida” vem estimular o convívio escolar que é um fator determinante para a aprendizagem dos valores e atitudes, levando a comunidade escolar a valorizar mais a escola, como sendo um lugar onde se desenvolve a cidadania.”
Verena Brezola | Professor(a)