EU MUDO, MINHA ESCOLA MUDA: “Violência na escola e as problemáticas que ocasionam”
“ “Eu acho bom, porque nós passeamos e tiramos fotos. É muito legal”.
Gabrielly Dolne | aluno(a)
“ “Eu acho que sem união é muito difícil de viver. É um programa muito bom para todos”.
Maríndia Rodrigues (Mãe) | responsável
Pergunta Exploratória
O que a violência na escola gera?
Expedição Investigativa
Os alunos desta turma foram até a sala digital e fizeram uma pesquisa com as seguintes questões: Você já ouviu falar de casos de violência na escola? Oque é importante para que isso não aconteça? Como você lidaria com essas situações de frustração?
Objetivos
Refletir, pesquisar, vivenciar situações que trabalhem a concepção dos alunos quanto atitudes violentas, suas consequências, observando formas de evitá-la construindo um ambiente mais acolhedor, humano e de respeito.
Comunidade de Aprendizagem
Os envolvidos na realização do projeto serão os alunos, professores, palestrantes, psicóloga, pais, direção da escola e colaboradores (Sicredi e Secretaria Municipal de Educação).
Articulação com o currículo
Sustentabilidade (O que é? Para que serve? Como usar?). A escola na 1º e 2º Guerra Mundial. A educação da Alemanha Nazista. O incentivo da educação na Era Vargas. A educação na Ditadura Militar. A globalizção e o prazer de estudar, as mudanças ocorridas na escola. História das lutas corporais mundiais, nacionais e regionais e suas regras; Jogos x violência; O respeito como balizamento educacional; Jogos e Gincanas cooperadas; Criação do Espaço Sagrado. Teatro. Produção de panfletos. Pintura dos muros. Textos e interpretação (convivência e atitudes). Vivendo valores na escola. Química: Composição química dos diferentes tipos de matéria. Poluição do terreno escolar, ciclo do carbono e oxigênio na Escola. Física: Origem da energia, tipo de gerador que mantém a escola funcionando. Fontes renováveis e não renováveis. Cartazes. Música. Ideia de função – sentença: área pintada e o preço da tinta. Resultados obtidos pela planilha de acordo com os gastos para criação do “Espaço Sagrado”.