Classificação:
Período de desenvolvimento: 2018 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

EU MUDO, MINHA ESCOLA MUDA: “Era uma vez...” “Adoro escutar histórinhas, quando a profe conta a gente viaja para outros mundos”.
Maiza Vitória Zaboenco Soares | aluno(a)
“As Histórias infantis tiveram grande influência no meu aprendizado. Nos tempos atuais as histórias infantis têm ficado de lado, pois na era digital as crianças tem visto mais televisão e celulares. Viver no aprendizado as histórias infantis faz despertar a imaginação e o raciocínio. Trabalhar isso faz com que as crianças possam se por no lugar de muitos personagens que fazem parte das histórias”.
Flávio Eduardo Kusz (Pai) | responsável
Pergunta Exploratória

Quais valores posso encontrar nos contos de fada?

Expedição Investigativa

A expedição investigativa foi realizada no bairro onde a escola está inserida com entrevista aos moradores sobre suas lembranças em relação às histórias infantis.

Objetivos

Desenvolver a imaginação e criatividade, traçando relações entre o mundo mágico e o real, identificando suas preferências em relação às atitudes e valores a tudo que o cerca e formando seus próprios conceitos através das descobertas e vivências.

Comunidade de Aprendizagem

Os envolvidos serão os alunos, professores, família, colaboradores e pais.

Articulação com o currículo

Escrita segura e independente; Variações linguísticas; Oralidade; argumentos que identifiquem diversos pontos de vista; Sequência lógica de fatos; Compreenção; Interpretasão; Estilo literário contos de fadas; Ampliação de vocabulário; Estrutura textual; Sistematização de contagem, leitura e escrita de números; Adição, subtração, multiplicação e divisão; Problemas envolvendo as quatro operaçoes; Sistema decimal: unidade, dezena e centena; Dezena, meia dezena, dúzia e meia dúzia; Gráficos e tabelas; Horas; Sistema de medidas; Recursos naturais; As plantas; Ciclo da água na natureza; Diferenças macroscópicas entre os animais; Características geográficas de lugares; Problemas sociais, culturais e políticos; Orientação, posicionamento e deslocamento nos lugares de vivência; Manifestações culturais; Fatos históricos; Papéis sociais e atividades desenvolvidas coletivamente; Artes visuais; Dança; Teatro; Rodas cantadas; Valores: amizade, ajuda mútua, crescimento em grupo, respeito.


Ficha Técnica
Escola
ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL 11 DE ABRIL

Diretor
Simone Maria Scartazzini

Turma
3º Ano Ensino Fundamental

Número de alunos
19

Educadores
Luciana Branchi

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Erebango

Cooperativa
SICREDI ESTAÇÃO RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE EREBANGO

Apoiadores
Sicredi e Secretaria Municipal de Educação. Comunidade.

Assessoria Pedagógica
Me. Gisele Maria Tonin da Costa
“Sou muito curiosa, gosto de desafios e tudo que é novo para poder acompanhar os saberes de uma nova geração e o trabalho com os contos de fadas acredito que vai me proporcionar isso, podendo instigar um pouco destas características também para meus educandos. Trabalhando com os contos de fadas, os alunos poderão construir e reconstruir significados para as histórias e desenvolverem o prazer pela leitura”.
Luciana Branchi | Professor(a)