EU MUDO, MINHA ESCOLA MUDA: “Era uma vez...”
“ “Adoro escutar histórinhas, quando a profe conta a gente viaja para outros mundos”.
Maiza Vitória Zaboenco Soares | aluno(a)
“ “As Histórias infantis tiveram grande influência no meu aprendizado. Nos tempos atuais as histórias infantis têm ficado de lado, pois na era digital as crianças tem visto mais televisão e celulares. Viver no aprendizado as histórias infantis faz despertar a imaginação e o raciocínio. Trabalhar isso faz com que as crianças possam se por no lugar de muitos personagens que fazem parte das histórias”.
Flávio Eduardo Kusz (Pai) | responsável
Pergunta Exploratória
Quais valores posso encontrar nos contos de fada?
Expedição Investigativa
A expedição investigativa foi realizada no bairro onde a escola está inserida com entrevista aos moradores sobre suas lembranças em relação às histórias infantis.
Objetivos
Desenvolver a imaginação e criatividade, traçando relações entre o mundo mágico e o real, identificando suas preferências em relação às atitudes e valores a tudo que o cerca e formando seus próprios conceitos através das descobertas e vivências.
Comunidade de Aprendizagem
Os envolvidos serão os alunos, professores, família, colaboradores e pais.
Articulação com o currículo
Escrita segura e independente; Variações linguísticas; Oralidade; argumentos que identifiquem diversos pontos de vista; Sequência lógica de fatos; Compreenção; Interpretasão; Estilo literário contos de fadas; Ampliação de vocabulário; Estrutura textual; Sistematização de contagem, leitura e escrita de números; Adição, subtração, multiplicação e divisão; Problemas envolvendo as quatro operaçoes; Sistema decimal: unidade, dezena e centena; Dezena, meia dezena, dúzia e meia dúzia; Gráficos e tabelas; Horas; Sistema de medidas; Recursos naturais; As plantas; Ciclo da água na natureza; Diferenças macroscópicas entre os animais; Características geográficas de lugares; Problemas sociais, culturais e políticos; Orientação, posicionamento e deslocamento nos lugares de vivência; Manifestações culturais; Fatos históricos; Papéis sociais e atividades desenvolvidas coletivamente; Artes visuais; Dança; Teatro; Rodas cantadas; Valores: amizade, ajuda mútua, crescimento em grupo, respeito.