Classificação:
Período de desenvolvimento: 2018 - 1° semestre
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Projeto

Conhecendo, cuidando e valorizando o que é meu O projeto da escola é muito importante, pois ajuda os alunos a pensar e decidir o que é importante para a escola. Na assembleia os alunos podem expor suas ideias sobre o que trabalhar durante o ano.
Laura Schumacher Hoppe | aluno(a)
Pergunta Exploratória

Qual é o valor, a importância que merece minha saúde, meu habitat, minha vida?

Expedição Investigativa

A expedição investigativa tem como objetivo ser o ponto de partida para a definição de um tema que alimenta as múltiplas possibilidades de construção de projetos coletivos envolvendo a comunidade de aprendizagem como um todo.\nBusca identificar e dar um novo sentido àquilo que já estava formado no nosso sistema de valores e crenças, nos lugares onde nossos jovens residem, circulam, aprendem, se divertem, consomem e convivem. É um recurso metodológico que parte do princípio de que lugares e acontecimentos atravessam a vida das pessoas e as afetam com diferentes graus de intensidade, produzindo mudanças no modo de ver e de viver. Exercita o olhar crítico/investigativo promovendo a inquietação dos jovens e dos educadores com os problemas, riquezas e demandas de sua comunidade.

Objetivos

1. Conscientizar-se da importância de exercer o seu papel de cidadão na busca pela melhoria de sua localidade, levando em conta a preservação e valorização do meio ambiente;
2. Perceber-se como parte atuante do processo cultural e social no qual está inserido;
3. Valorizar a saúde no campo e sua importância para o bem estar;
4. Desenvolver atividades diversificadas e interdisciplinares na escola como entrevistas, pesquisas, palestras, visita a exposições, etc;
5. Conhecer e criar hábitos saudáveis referentes à alimentação;
6. Promover a integração da comunidade escolar, de modo a envolver no projeto da escola outros membros da comunidade que fazem parte da vida do aluno.

Comunidade de Aprendizagem

A aprendizagem dos alunos acontece com o envolvimento da família e membros da comunidade no dia a dia da escola, tornando-se, assim, um espaço onde todos são responsáveis: todos dialogam, todos aprendem, todos ensinam. Com isso, queremos oportunizar melhores condições de aprendizado para todos, não só do ponto de vista do conhecimento formal e dos resultados dos alunos, mas também de uma convivência pautada em valores como o bem estar pessoal, a diversidade, a solidariedade, a autonomia e a cooperação. Os envolvidos nesse projeto serão professores de diferentes áreas de conhecimento, alunos, pais, funcionários da escola e comunidade. Para ministrar as palestras e intervenções serão convidados técnicos da EMATER, assessoria pedagógica do PUFV, secretarias municipais, pais e colaboradores. Será realizado levantamento de dados através de entrevistas, registros fotográficos, questionários

Articulação com o currículo

O referido projeto está dividido em etapas, sendo trabalhados os temas desde a educação infantil ao 9º ano em que os professores e alunos são responsáveis pelo seu desenvolvimento, nas mais diversas disciplinas, atuando com estratégias interdisciplinares e no formato de projetos educativos. Dessa forma, visa-se articular informações, construir conhecimentos coletivamente entre os estudantes e professores de forma criativa e exploratória.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

A pesquisa investigativa na E.M.E.F. 7 de Setembro é construída a partir da participação dos alunos do 3º ao 9º ano em uma Assembleia Escolar. Para momento democrático, primeiramente acontece uma reunião dos líderes e vice-líderes das turmas com a supervisão e a direção da escola. Nesse momento é colocado o tema das discussões que serão abordadas em sala de aula a fim de deliberar sobre as observações dos estudantes em relação ao ano de 2017 e 2018. Nesse ano, a temática dos trabalhos continuou centrada nos seguintes questionamentos: O que mereceu destaque na escola em 2017?. O que sugiro para a escola em 2018?

Ficha Técnica
Escola
E.M.E.F. 7 de Setembro

Diretor
Valdirene Olinda Friedrich

Turma
Educação Infantil ao 9º Ano

Número de alunos
163

Educadores
Todos os educadores que atuam na escola

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Agudo

Cooperativa
SICREDI CENTRO SERRA RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO AGUDO

Apoiadores
EMATER, SED, SICREDI, Dickow Alimentos, Cooperagudo, CPM, Conselho Escolar, Pais, Comunidade Escolar, etc.

Assessoria Pedagógica
Costa & Costa - Elisabeth Garcia Costa e Andréa Cristina Costa
O desenvolvimento de projetos na escola é uma forma de desacomodar o professor, fazer com que ele pesquise sobre temas relevantes que venham a acrescentar no seu trabalho em sala de aula, além de valorizar o trabalho que a escola desenvolve com a comunidade , na qual está inserida.
Dilmar Schmengler | Professor(a)