Conhecendo, cuidando e valorizando o que é meu
“ O projeto da escola é muito importante, pois ajuda os alunos a pensar e decidir o que é importante para a escola. Na assembleia os alunos podem expor suas ideias sobre o que trabalhar durante o ano.
Laura Schumacher Hoppe | aluno(a)
Pergunta Exploratória
Qual é o valor, a importância que merece minha saúde, meu habitat, minha vida?
Expedição Investigativa
A expedição investigativa tem como objetivo ser o ponto de partida para a definição de um tema que alimenta as múltiplas possibilidades de construção de projetos coletivos envolvendo a comunidade de aprendizagem como um todo.\nBusca identificar e dar um novo sentido àquilo que já estava formado no nosso sistema de valores e crenças, nos lugares onde nossos jovens residem, circulam, aprendem, se divertem, consomem e convivem. É um recurso metodológico que parte do princípio de que lugares e acontecimentos atravessam a vida das pessoas e as afetam com diferentes graus de intensidade, produzindo mudanças no modo de ver e de viver. Exercita o olhar crítico/investigativo promovendo a inquietação dos jovens e dos educadores com os problemas, riquezas e demandas de sua comunidade.
Objetivos
1. Conscientizar-se da importância de exercer o seu papel de cidadão na busca pela melhoria de sua localidade, levando em conta a preservação e valorização do meio ambiente;
2. Perceber-se como parte atuante do processo cultural e social no qual está inserido;
3. Valorizar a saúde no campo e sua importância para o bem estar;
4. Desenvolver atividades diversificadas e interdisciplinares na escola como entrevistas, pesquisas, palestras, visita a exposições, etc;
5. Conhecer e criar hábitos saudáveis referentes à alimentação;
6. Promover a integração da comunidade escolar, de modo a envolver no projeto da escola outros membros da comunidade que fazem parte da vida do aluno.
Comunidade de Aprendizagem
A aprendizagem dos alunos acontece com o envolvimento da família e membros da comunidade no dia a dia da escola, tornando-se, assim, um espaço onde todos são responsáveis: todos dialogam, todos aprendem, todos ensinam. Com isso, queremos oportunizar melhores condições de aprendizado para todos, não só do ponto de vista do conhecimento formal e dos resultados dos alunos, mas também de uma convivência pautada em valores como o bem estar pessoal, a diversidade, a solidariedade, a autonomia e a cooperação. Os envolvidos nesse projeto serão professores de diferentes áreas de conhecimento, alunos, pais, funcionários da escola e comunidade. Para ministrar as palestras e intervenções serão convidados técnicos da EMATER, assessoria pedagógica do PUFV, secretarias municipais, pais e colaboradores. Será realizado levantamento de dados através de entrevistas, registros fotográficos, questionários
Articulação com o currículo
O referido projeto está dividido em etapas, sendo trabalhados os temas desde a educação infantil ao 9º ano em que os professores e alunos são responsáveis pelo seu desenvolvimento, nas mais diversas disciplinas, atuando com estratégias interdisciplinares e no formato de projetos educativos. Dessa forma, visa-se articular informações, construir conhecimentos coletivamente entre os estudantes e professores de forma criativa e exploratória.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
A pesquisa investigativa na E.M.E.F. 7 de Setembro é construída a partir da participação dos alunos do 3º ao 9º ano em uma Assembleia Escolar. Para momento democrático, primeiramente acontece uma reunião dos líderes e vice-líderes das turmas com a supervisão e a direção da escola. Nesse momento é colocado o tema das discussões que serão abordadas em sala de aula a fim de deliberar sobre as observações dos estudantes em relação ao ano de 2017 e 2018. Nesse ano, a temática dos trabalhos continuou centrada nos seguintes questionamentos: O que mereceu destaque na escola em 2017?. O que sugiro para a escola em 2018?