ESCOLA E FAMÍLIA: CONSTRUINDO NOVOS CAMINHOS
“ Na minha opinião eu acho legal, pois hoje nós quase não vemos as famílias envolvidas nos trabalhos da escola e nem comparecerem na escola sem ser solicitada sua presença.Com esse projeto esperamos ter maior participação das famílias e desenvolver atividades diversas.
Larissa Hagemann. | aluno(a)
“ A família e a escola necessitam formar uma parceria, pois estas se completam na formação e educação das crianças, que futuramente serão os adultos que irão conduzir novas gerações.
Aluísio Dona | responsável
Pergunta Exploratória
Como proceder para buscar o envolvimento e a participação da família no ambiente escolar como um componente importante para o processo de ensino aprendizagem e educação de qualidade?
Expedição Investigativa
Em diálogo entre os professores referente ao projeto que teríamos como base em 2018, chegamos à conclusão que estávamos necessitando de maior apoio da comunidade escolar, principalmente das famílias dos alunos, pois no trabalho do dia a dia percebemos que precisamos muito que os pais nos ajudem a cobrar seus filhos nas tarefas, a estudarem para as provas, a terem comprometimento com a escola. Também percebemos que os pais devem estar mais próximos à escola para saberem em que poderão contribuir, como deverão proceder para cumprirem com os seus compromissos de pais, e conhecerem o que realmente compete à família e qual é o papel da escola na educação dos filhos.Neste sentido realizamos entrevistas com alguns pais, alunos e professores referente ao tema para colhermos depoimentos e montar o projeto que todos consideramos de muita importância para a escola e famílias.
Objetivos
Promover a integração entre a família e escola, estimulando o rendimento e o comportamento escolar; Valorizar a importância do diálogo dentro do ambiente escolar e familiar; Ressaltar a importância da afetividade na escola e na família; Conhecer, o papel da escola e o papel da família na educação e formação dos educandos; Orientar os alunos sobre os direitos e deveres de cada um dentro do ambiente familiar; Adotar atitudes de solidariedade, companheirismo, respeito e cooperação; Trabalhar interdisciplinaridade entre as matérias; Estreitar as relações entre a família e a escola; Estimular o crescimento do aluno, fortalecendo sua autoestima e potencializando as relações afetivas na família; Cumprir as regras estabelecidas pela escola de forma consciente e espontânea; Dialogar com o filho o conteúdo que está vivenciando na escola; Incentivar a participação dos pais nos eventos.
Comunidade de Aprendizagem
Alunos da Educação infantil ao 9º ano, suas famílias, professores e funcionários.
Articulação com o currículo
Língua Portuguesa: leitura, interpretação, histórias em quadrinhos, relatos, redações, produção de textos com o tema a, tipos de textos, pesquisa, paródias. Matemática: histórias matemáticas, jogos didáticos, porcentagem, sistema monetário, consumo, produção, lucros, despesas, cálculos, medidas. Geografia: espaço, tempo,tipos de moradia, etnia, população, localidade, escola, preservação ambiental; História: surgimento do projeto, família, linha do tempo, origem, população envolvida, tipos de família, responsabilidade, pesquisas, entrevistas, murais, relatos; Ciências: saúde, higiene, alimentação, preservação ambiental, boa convivência, tipos de propriedades, palestras, pesquisas, feira do conhecimento, passeios ecológicos; Ensino Religioso: valores, diversidade, encontros de famílias, palestras, dinâmicas, teatros; Educação Física: gincanas, jogos cooperativos, torneios, danças... Arte: paródias, pinturas, teatros, danças. Inglês: músicas, traduções, cartazes.