Classificação:
Período de desenvolvimento: 2018 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

Vivenciada a prática no estudo da Ciência
Pergunta Exploratória

Como é um laboratório de ciências?

Expedição Investigativa

A partir dos conhecimentos adquiridos nas aulas de Ciências, do 9° ano, sobretudo em física ou química, surgiu a necessidade de unir a teoria a prática e a curiosidade de conhecer um laboratório de verdade, com a visualização de equipamentos, experimentos e realidades deste ambiente. Então, propôs-se a visitação dos alunos aos laboratórios de física e química da Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC, através do programa UNISC Escola, onde os alunos são recebidos por chefes de departamento, professores e alunos bolsistas destas disciplinas. Neste ambiente, os educandos recebem aulas práticas de assuntos referentes aos conteúdos desenvolvidos pelo professor em sala de aula.

Objetivos

Desenvolver nos alunos o gosto pela pesquisa e o interesse pelas áreas de Ciências Naturais; conhecer laboratórios de Física e Química; e unir a teoria, desenvolvida em sala de ala, a prática, vivenciada nos laboratórios de Física e Química das Universidades.

Comunidade de Aprendizagem

Alunos do 9° ano e professora de Ciências da escola

Articulação com o currículo

O projeto teve uma articulação da disciplina de Ciências com as disciplinas de Matemática e Português.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

O processo assemblear ocorre na escuta com os alunos.

Ficha Técnica
Escola
Emef Seomar Mainardi

Diretor
Daís Librelotto

Turma
9° ano

Número de alunos
12

Educadores
Mariléia Ferraz Ceretta

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Sobradinho

Cooperativa
SICREDI CENTRO SERRA RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE SOBRADINHO

Apoiadores
Apoio do programa Unisc escola e SMECDT de Sobradinho

Assessoria Pedagógica
Costa & Costa Consultoria - Andréa Cristina Costa
"É preciso diminuir a distância entre o que se diz e o que se faz, até que num dado momento a tua fala seja tua prática.." Paulo Freire. Acredito ser de suma importância a vivência da prática aliada a teoria na ciência. O visual e o concreto levam o aluno a buscar e descobrir respostas. A ciência tem o poder de instigar a curiosidade, mas para isso ela deve ser levada muito a sério e ser desenvolvida de forma paralela entre a teoria e a prática".
Mariléia Ferraz Ceretta | Professor(a)