Família presente na educação
“ "É bom vivermos todos unidos . Adoro minha família, brincam comigo e na escola gosto muito da professora que nos ensina muitas coisas."
Emilly Migliavacca | aluno(a)
Expedição Investigativa
A expedição investigativa foi realizada em etapas:
Filme: João e Maria (1° ano)
Entrevista com a família (2° ano)
Apresentação do livro“O grande e maravilhoso livro das famílias” (3 ° ano A e B)
Objetivos
Propiciar a criança a reflexão de sua estrutura familiar e o reconhecimento da estrutura de outras famílias, o relacionamento entre as pessoas de sua família e com as demais pessoas que a rodeiam, oportunizando atividades que desperte o interesse e o respeito dos diferentes grupos familiares.
Comunidade de Aprendizagem
Alunos, professores, funcionárias, familiares, palestrantes, psicóloga.
Articulação com o currículo
Eu na família ;
História do nome e significado;
Número de membros da família;
Linha de tempo e gráfico da família;
Noção de quantidade; ;
Problemas envolvendo dados da família ;
Paralelo da família tradicional e moderna ;
Diferentes configurações da família na sociedade;
Releitura do livro:”As famílias do Mundinho” ;
Apresentação do livro:”O grande e maravilhoso livro das famílias” ;
Apresentação do livro em slides “A melhor família do mundo” ;
Resgate de brincadeiras antigas da família ;
Confecção dos membros da família, com auxílio da família;
Textos de diferentes gêneros sobre a família;
Músicas referente a família;
Auto retrato da família;
Procedência das famílias do bairro;
Atitudes de solidariedade, respeito, companheirismo e cooperação;
Direitos e deveres de cada um dentro no ambiente familiar e escolar .
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
O tema foi escolhido a partir do interesse dos alunos e ao perceber a importância da família no acompanhamento do processo ensino aprendizagem do educando.