Os porquinhos
“ No dia dezoito de setembro dois mil e dezessete, Ariadyne mãe da aluna Giovanna, relatou o quanto ela gostou do projeto principalmente do passeio na chácara. Quando chegou em casa contou que viu os porquinhos e tirou foto com eles, ela tem vários livrinhos de histórias, a qual conta a história dos porquinhos para mãe, usando a sua imaginação. A mãe se encantou com o decorrer do projeto por perceber o quanto sua filha está desenvolvendo a linguagem oral e sua criatividade.
Ariadyne | responsável
Pergunta Exploratória
Vamos observar o que chama atenção das crianças ao assistirem o vídeo dos três porquinhos?
Expedição Investigativa
O cotidiano das crianças é organizado a partir de atividades de interações e brincadeiras, com foco na construção de vivências prazerosas e estimulantes para o desenvolvimento das crianças. Com esse entendimento e, com o propósito de trabalhar as relações de cuidados entre as crianças, a Expedição Investigativa foi realizada com o Vídeo OS TRÊS PORQUINHOS.
Objetivos
Proporcionar atividades pedagógicas que fortaleçam o reconhecimento nas crianças dos seus pares e a aceitação das diferentes formas de expressão reveladas no cotidiano da instituição, oportunizando-os os direitos de aprendizagem relacionados a convivência, ao cuidado e ao respeito entre os pequenos.
Comunidade de Aprendizagem
Sr José Domingos
Articulação com o currículo
De forma integrada, a partir dos eixos que fundamentam a realidade das crianças na Creche, com especificidade no trabalho com o Berçário, o projeto foi desenvolvido no contexto do Campo e Experiência O EU, O OUTRO E O NÓS. Devido as alterações que ocorrem na integração das turmas da Educação Infantil, faz-se imprescindível, realizar projetos de intervenção pedagógica e de potencialização de relações, uma vez que a organização dos grupos de crianças é alterado a cada três meses. Com a chegada de algumas crianças e a saída de outras, a professora Maria, explorou um vídeo e com eles o encantamento pelos porquinhos. Com o tema, muitas atividades foram realizadas e outros campos de experiências explorados.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
O processo assemblear deu-se a partir da observação da professora sobre as sinalizações das crianças em relação a expedição realizada.