Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2018 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

Lendo, imaginando e produzindo: Corpo e equilíbrio em transformação
Pergunta Exploratória

Quais os livros que encontramos na nossa biblioteca?

Expedição Investigativa

A expedição investigativa foi realizada na Biblioteca da Escola

Objetivos

Ampliar o conhecimento sobre o gênero, através do desenvolvimento de atividades direcionadas, levando-os ao domínio pleno de sua estrutura visando o desenvolvimento da capacidade crítica e criativa dos alunos, elemento importante no processo de formação do sujeito.

Comunidade de Aprendizagem

Bibliotecárias da Escola;\nValéria Surreax – escritora Uruguaianense;\nProfessor Wellington Fernandes da Silva: Ilustrador.

Articulação com o currículo

As atividades foram construídas de modo interdisciplinar diante da articulação do currículo:\n*Renovando os Contos de Fadas:\nHistória e Português: - Heróis e suas características, tempo e espaço, ação, o elemento mágico, clímax da história e conclusão;Pronomes pessoais. \n- Confecção de um quadro comparativo do conto tradicional e um conto renovado, trabalhando a partir de diversos Contos de Fadas: Cinderela ,Princesa Ervilha, A Bela Adormecida , João e Maria, Chapeuzinho Vermelho;\n- Confeccionar um quadro somente com os finais das histórias de contos de fadas. \n* Contos de Fadas: Diversificando\nPortuguês e Artes: - Substantivo próprio e comum, sinônimos, adjetivos;\n- Margem;\n- Parágrafo;\n- Coerência, coesão;Separação silábica, pontuação ortografia.\n- Confecção de um livro com as produções de Contos de Fadas dos alunos realizadas durante o projeto;\n- Noite Literária e de Autógrafos.


Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal Marília Sanchotene

Turma
7º anos

Número de alunos
70

Educadores
Professora Cecília Camponogara Viera

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Uruguaiana

Cooperativa
SICREDI PAMPA GAÚCHO

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE URUGUAIANA

Apoiadores
- Escola;\n- Família;\n- Comunidade Escolar;\n- Sicredi.

- A realização do projeto tem nos proporcionada uma experiência muito importante e desafiadora, uma vez que está nos possibilitando construir dispositivos de relação com os conteúdos curriculares e com as histórias de vida de cada aluno.