Classificação:
Período de desenvolvimento: 2017 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

Os animais
Pergunta Exploratória

Como nascem os pintinhos?

Expedição Investigativa

No dia quinze de agosto saímos bem cedo em direção a Comunidade Santa Rosa, chegando lá fomos recepcionados pelo casal o Sr Joaquim de Melo e sua esposa que ficaram muito contentes com a nossa visita. Vandilson que já era familiarizado com o local, logo já foi mostrando tudo para os coleguinhas. As crianças ficaram encantadas, corriam de um lado para o outro, Correram atrás dos pintinhos, Com a correria espantaram as galinhas com os pintinhos. Lá viram os animais que estavam no quintal.

Objetivos

A sequência de atividades desenvolvidas teve como objetivo geral compreender o processo de transformação do ovo em pintinho a fim de saber como nascem os pintinhos. E também propor ações que permitam as crianças saberem classificar os animais, definir suas principais características, sua utilidade, comparando diferenças e semelhanças através da observação. Bem como desenvolver o espírito investigativo nas crianças.

Comunidade de Aprendizagem

Através das atividades desenvolvidas no decorrer do projeto os alunos tiveram a oportunidade de experimentar o contato com pequenos animais e observar as características de cada um deles. E ainda estabelecer relações entre as diferentes espécies dos seres vivos e suas necessidades vitais. Bem como perceber os cuidados necessários à preservação da vida desses animais e do ambiente em que eles vivem. O projeto foi desenvolvido de forma interdisciplinar, buscando assim a participação dos alunos na

Articulação com o currículo

Identidade e Autonomia\nCooperação e solidariedade; Brincadeiras de faz-de-conta; Uso da imaginação e da criatividade; Formas de movimento como: andar, correr, pular, rastejar, nadar;\n Linguagens Oral e Escrita\nGêneros textuais; Percepção visual;\n Matemática\nConjuntos; Elementos e correspondência;\nPensamento lógico; Conceitos matemáticos: maior e menor, alto e baixo, igual e diferente, número, classificação e sequenciação;\nNatureza e Sociedade\nAnimais, seus filhotes e sua moradia; Alimentos de origem animal;\nCuidando do ambiente; Seres vivos e seres não vivos. \nAnimais domésticos, silvestres e selvagens; Como nascem os animais;\n Música\nCantigas de rodas; \n Músicas infantis: Meu pintinho amarelinho, A Foca de Vinícius de Moraes e Toquinho, O Pato de Vinícius de Moraes, Toquinho e Paulo Soledade; O Pintinho, Vinicius de Moraes;\n Artes Visuais\nCriação de desenhos, pinturas, recortes e colagens; Ilustrações;


Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal José Evaristo Costa

Diretor
Ricardo Leandro Schiavinato

Turma
Pré II C

Número de alunos
16

Educadores
Ana Lúcia Ferreira Chaves

Estado
Mato Grosso

Município
Araputanga

Cooperativa
SICREDI NOROESTE MT E ACRE

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE ARAPUTANGA

Apoiadores
As ações desenvolvidas no decorrer do projeto contaram com o apoio de alunos, pais, funcionários da escola e também com o apoio especial do Sr. Joaquim de Melo e sua esposa.

Assessoria Pedagógica
Maria Auxiliadora de Oliveira
Após as descobertas, o contato com o quintal e os animais, alguns alunos não queriam vir embora, queriam dormir lá. Outros queriam voltar no outro dia. A expedição investigativa foi um sucesso entre as crianças
Ana Lucia Ferreira Chaves | Professor(a)