Classificação: Meio Ambiente
Período de desenvolvimento: 2018 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

Agricultura sustentável.
Pergunta Exploratória

O que é agricultura sustentável?

Expedição Investigativa

A expedição investigativa ocorreu no mês de outubro de 2017, em um sítio no assentamento floresta próximo a escola.

Objetivos

Proporcionar ao aluno a vivência como e onde se produz uma diversidade de alimentos que consumimos em nosso dia-a-dia.

Comunidade de Aprendizagem

A escolha do local nos favoreceu isso, pois na oportunidade de fazer a aula prática e ver de perto como acontece as plantações, os alunos fizeram uma entrevista com o proprietário (agricultor) sobre a produção, época e tipo de preparo do solo para as diversas plantações, na sala de aula foram realizados trabalhos em grupos onde ouve respeito ao trabalho e opinião do colega,cooperação, diálogo e foi trabalhado também a parte de empreendedorismo que como comercializar as produções agrícolas.

Articulação com o currículo

Por serem alunos das séries iniciais como segundo e terceiro ano do Ensino Fundamental, observa que as disciplinas foram interdisciplinares pois aborda a leitura, escrita, produção, interpretação, bem como história e geografia entre outras.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

O assunto na sala era sobre agricultura sustentável, assim resolvemos fazer um trabalho com aula prática para mostrar para os alunos como se produzem usando a terra como fonte de alimentação.

Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal Prof.ª Cleusa Braga Hortêncio.

Diretor
João Batista de Paula.

Turma
1º e 2º ano do Ensino Fundamental (sala multisseriada).

Número de alunos
20

Educadores
Prof. Adair Rodrigues Alves / Monitora Tatiane Gregório dos Santos Pereira.

Estado
Mato Grosso

Município
Araputanga

Cooperativa
SICREDI NOROESTE MT E ACRE

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE ARAPUTANGA

Apoiadores
Alunos, comunidade, comunidade escolar, família.

Assessoria Pedagógica
Maria Auxiliadora de Oliveira.
O projeto satisfatoriamente atendeu e superou a nossa meta os alunos se envolveram na medida em que foi proporcionado. As atividades que os alunos realizaram com pareceres escritos e orais nos deu segurança de que acontecia um trabalho de transformação na vida dos educandos. Os Pais de forma direta e indiretamente participaram dando apoio e contribuindo com o desenvolver do trabalho.
Adair Rodrigues Alves. | Professor(a)