BRINCAR E DESCOBRIR COMO PRESERVAR O AMBIENTE
Pergunta Exploratória
Como envolver a comunidade e as crianças para que adquiram atitudes diárias de conservação e preservação do meio?
Expedição Investigativa
A pesquisa foi realizada com os pais em forma de pergunta. “Sabendo que a parceria entre família e a escola é muito importante, solicitamos vosso auxílio na execução do projeto. Queremos saber qual é o melhor dia para você?” Os pais com muita receptividade responderam, em sua maioria, que poderia ser realizado num sábado em forma de mutirão.
Objetivos
Envolver a comunidade escolar e as famílias num processo de relações de solidariedade e cooperação para que juntos possamos remodelar de maneira sustentável alguns espaços do ambiente escolar e manter atitudes diárias de conservação e preservação de todo o meio.
Comunidade de Aprendizagem
O envolvimento de pais, crianças e professores vai acontecer em forma de mutirão para a construção de um lindo jardim e na construção dos brinquedos de pneus será feito um mutirão num sábado com os pais e a equipe escolar, onde serão divididos os trabalhos em equipes. Revitalização do espaço de entrada da escola e revitalização do jardim, colocação de dois vasos com folhagem na entrada e construção de brinquedos com pneus no parquinhos.
Articulação com o currículo
Atividades articuladas pelo currículo:\n• Berçário: na turma do berçário os pais ajudarão na pintura e montagem dos brinquedos de pneus;\n• Maternal IA e IB: As turmas dos Maternais terão ajuda na montagem dos brinquedos de pneus;\n• Maternal IIA e IIB: As turmas dos Maternais II ajudarão na montagem dos brinquedos de pneus;\n• Jardim AI e AII: Revitalização do espaço de entrada da escola e revitalização do jardim, colocação de dois vasos com folhagem na entrada, plantio de novas mudas, enfeites trazidos pelas famílias.