Conta pra mim
Pergunta Exploratória
Como reavivar a arte de contar histórias dentro do contexto escolar?
Expedição Investigativa
realizada na comunidade de Lajeado Mariano na casa de dona Hanelore Henicka, onde observaram e ouviram a História do Lobo Amigo Contada por Hanelore Henicka que faz parte de um grupo de Contadores de História – releitura da história Lobo Mau.\nRealizaram passeio na casa de um morador antigo da comunidade, para ouvir algumas histórias/fatos que envolveram a história da comunidade. Observaram o local do senhor Arcílio (moinho), que guarda os objetos e ferramentas de décadas atrás.
Objetivos
Identificar e relacionar os personagens mais comuns nas histórias, suas características, semelhanças e diferenças; Analisar o papel dos heróis e vilões dos contos; Trabalhar em grupos de forma cooperativa; -Analisar e identificar histórias reais de histórias de encantamento ou imaginárias; Conhecer vários textos narrativos: lendas, contos populares e de encantamento; Manusear e conhecer diversos suportes textuais: livros, cartazes, folders, fichas de leitura, vídeos.\n- Valori
Comunidade de Aprendizagem
Família, escola, professores e comunidade.
Articulação com o currículo
Na disciplina de Português os conteúdos trabalhados estavam vinculados a comunicação oral e escrita. Realizado por meio da visita da abelhinha em todas as casas, com preenchimento de diário de bordo e responder questões sobre o que fizeram e suas curiosidades. Na continuidade trabalhou-se contos de encantamento.
Na disciplina de ciências as dinâmicas contemplaram conteúdos referente “A lagarta e a borboleta”, “Abelhas e ferroadas” e “O urso que tinha medo de abelhas”, Os habitantes do planeta Terra.
Na disciplina de Geografia fizeram um passeio até o Centro de Eventos para assistir contação de histórias e conversaram com as contadoras.
Na disciplina de história, realizaram leituras, discussões e vídeos sobre como viviam as crianças brasileiras no passado.
Na disciplina de artes escolheram um conto conhecido para recontá-lo, introduzindo na história os objetos (brinquedos) inventados.