Classificação: Educação
Período de desenvolvimento: 2017 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

Alfabetizar: Letrando com a Literatura Infantil Eu gostei muito de fazer esse passeio, gostei muito da historia que escutamos e como a professora disse que era em comemoração ao dia do livro, desenhamos a historia em um papel pardo, cada um desenhou um pouco. Depois fomos na biblioteca municipal, quando subimos as escadas vimos dois personagens achei que era da policia, mas a professora explicou para nós que era o patrono do nosso município, achei muito interessante.
Aluno 1 | aluno(a)
O Projeto Alfabetizar Letrando com a Literatura Infantil realizado com as crianças do 1º ano é um passo importante no processo de aprendizagem. O estimulo a leitura diária, instiga novos conhecimentos e saberes, bem como, o processo de escrita. O gosto pela leitura deve ser incentivado desde o primeiro ano das séries iniciais, para que esta leitura se torne hábito. Como mãe, vejo um desenvolvimento muito grande com minha filha no primeiro semestre. Pude observar a transição da leitura de figura.
Gionéia | responsável
Pergunta Exploratória

O que mais chamou atenção e o que mais gostaram na visita?

Expedição Investigativa

Através de um passeio para a comemoração do Dia do Livro, fomos até o centro cultural participar de uma contação de história e aproveitamos para ir até a biblioteca para conhecer e explorar o conhecimento do livro infantil. As crianças adoraram este passeio, pois puderam escutar as histórias de Monteiro Lobato, interagiram com o que aprenderam da história, isto ocorreu através de cartazes, onde a turma representou a história que ouviu e depois ficou exposto na Biblioteca Municipal.

Objetivos

Desenvolver atividades pedagógicas que estimulem a leitura e a escrita e o letramento.

Comunidade de Aprendizagem

Comunidade escolar

Articulação com o currículo

Português; Matemática; Artes; Continuação do processo de alfabetização e letramento; Revisão das letras do alfabeto com o respectivo valor sonoro; Histórias matemáticas; Recorte, pintura. Coordenação motora fina e ampla; Trabalho desenvolvido com a história da Chapeuzinho Vermelho; Mural com sequência da história; Sequência didática a partir do livro “Comprido”; Painel da literatura infantil, com livros para o momento de contação de história; Leitura dessas obras, com posterior formação de palavras a partir dos personagens; Formando palavras com jogos pedagógicos; Jogo do cone “Esconderijo Secreto”; Frases em forma de legenda; Pais nos contam história, com livros emprestados pela escola, que são levados na sacola da leitura; Sacola Literária.


Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal Arcelino Soares Bueno

Diretor
Juliana Denice Selle Pozzebon

Turma
1º ano

Número de alunos
10

Educadores
Sueli Lurdes Faccione Hanh

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Tenente Portela

Cooperativa
SICREDI CELEIRO RS/SC

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO TENENTE PORTELA

Apoiadores
Família dos alunos

Assessoria Pedagógica
FAI Faculdades
Toda vez que ouvimos ou construímos a história notamos que os olhos brilham porque nossas crianças imaginam além daquilo que estamos fazendo. Foi maravilhoso participar deste momento porque foi diferente daquilo que se faz na escola , quer dizer: Pessoas diferentes, personagens fazendo interpretação da história, momentos maravilhosos. Na biblioteca municipal se realizaram mais ainda com o espaço maior que a biblioteca da escola, além das variedades de livros.
Sueli | Professor(a)