Alfabetizar: Letrando com a Literatura Infantil
“ Eu gostei muito de fazer esse passeio, gostei muito da historia que escutamos e como a professora disse que era em comemoração ao dia do livro, desenhamos a historia em um papel pardo, cada um desenhou um pouco. Depois fomos na biblioteca municipal, quando subimos as escadas vimos dois personagens achei que era da policia, mas a professora explicou para nós que era o patrono do nosso município, achei muito interessante.
Aluno 1 | aluno(a)
“ O Projeto Alfabetizar Letrando com a Literatura Infantil realizado com as crianças do 1º ano é um passo importante no processo de aprendizagem. O estimulo a leitura diária, instiga novos conhecimentos e saberes, bem como, o processo de escrita. O gosto pela leitura deve ser incentivado desde o primeiro ano das séries iniciais, para que esta leitura se torne hábito. Como mãe, vejo um desenvolvimento muito grande com minha filha no primeiro semestre. Pude observar a transição da leitura de figura.
Gionéia | responsável
Pergunta Exploratória
O que mais chamou atenção e o que mais gostaram na visita?
Expedição Investigativa
Através de um passeio para a comemoração do Dia do Livro, fomos até o centro cultural participar de uma contação de história e aproveitamos para ir até a biblioteca para conhecer e explorar o conhecimento do livro infantil. As crianças adoraram este passeio, pois puderam escutar as histórias de Monteiro Lobato, interagiram com o que aprenderam da história, isto ocorreu através de cartazes, onde a turma representou a história que ouviu e depois ficou exposto na Biblioteca Municipal.
Objetivos
Desenvolver atividades pedagógicas que estimulem a leitura e a escrita e o letramento.
Comunidade de Aprendizagem
Comunidade escolar
Articulação com o currículo
Português; Matemática; Artes; Continuação do processo de alfabetização e letramento; Revisão das letras do alfabeto com o respectivo valor sonoro; Histórias matemáticas; Recorte, pintura. Coordenação motora fina e ampla; Trabalho desenvolvido com a história da Chapeuzinho Vermelho; Mural com sequência da história; Sequência didática a partir do livro “Comprido”; Painel da literatura infantil, com livros para o momento de contação de história; Leitura dessas obras, com posterior formação de palavras a partir dos personagens; Formando palavras com jogos pedagógicos; Jogo do cone “Esconderijo Secreto”; Frases em forma de legenda; Pais nos contam história, com livros emprestados pela escola, que são levados na sacola da leitura; Sacola Literária.