Classificação: Família
Período de desenvolvimento: 2015 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

Família e escola: vivenciando valores
Expedição Investigativa

Na Expedição Investigativa os alunos visitaram os antigos moradores que residem perto da escola, e questionaram os mesmos em relação de como era a relação da família na escola quando eles estudavam, e como está sendo hoje na atualidade está relação.

Objetivos

Desenvolver atividades que promovam a participação efetiva da comunidade escolar através de parceria com os pais e outros segmentos da sociedade, criando condições para uma educação construtiva e justa através de um trabalho coletivo e educativo, baseado na vivencia dos valores.

Comunidade de Aprendizagem

Professores, funcionários, alunos, pais, comunidade em geral, avós, tios, família.

Articulação com o currículo

Português: Aprimoramento da leitura e escrita; Ampliar a linguagem oral e escrita como forma de expressão e interação social; Leitura e interpretação de diversos textos.
Matemática: Noções de espaço e tempo;
Números ordinais; Ensino Religioso: Convivência fraterna com todos; Métodos de educação de antigamente.
História: Escola e antigos moradores que residem perto da escola; Passeio com Pesquisa envolvendo os antigos moradores.
Geografia: Situar a escola em relação à localidade;
Ciências: Reconhecer e analisar como é o ambiente em que estamos inseridos.
Artes: Aula dialogada com observações; Ilustração do passeio realizado pelos alunos; Linguagem visual.
Educação física: Atividades motoras; Atividades que desenvolvem noção de espaço.


Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal de Ensino Fundamental Duque de Caxias

Turma
Terceiro Ano

Número de alunos
29

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Derrubadas

Cooperativa
SICREDI CELEIRO RS/SC

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DERRUBADAS

Através deste Projeto, esperamos promover a integração, troca de experiências, bem como atualização e discussões sobre a importância da colaboração entre família e escola. Neste sentido, a relação entre Escola e Família é imprescindível à melhoria dos índices da qualidade da educação. A família como espaço de construção da identidade dos cidadãos firmando parceria com a escola para juntas promoverem o desenvolvimento pleno da criança.
Tailine Andressa Ruff | Professor(a)