No mundo encantado da literatura infantil
“ Gostei muito do trabalho que as professoras fizeram com ele, percebi que agora em casa ele sempre me pergunta para contar uma história.
Pai 1 | responsável
Pergunta Exploratória
A pergunta que norteou a pesquisa investigativa foi: o que tem de legal naquele espaço?
Expedição Investigativa
A pesquisa investigativa foi realizada no espaço do Centro Cultural do município de Tenente Portela/RS. Nessa oportunidade, os educandos puderam vivenciar uma contação de histórias com a Emília, sobre a temática do dia do livro infantil. Ainda, ao retornar para a escola, os educandos puderam manusear livros infantis e realizarem a leitura visual destes. Assim, percebeu-se a grande importância em se trabalhar sobre essa temática com os educandos, pois este enfoque é o que chamou a atenção.
Objetivos
Despertar o interesse e a sensibilidade dos educandos para a literatura infantil.
Comunidade de Aprendizagem
Família do aluno Davi; Sala de aula; Escola; Pátio; Professora: Denise.
Articulação com o currículo
Linguagem Oral e Escrita; Linguagem Matemática; Linguagem da Natureza; Linguagem da Sociedade; Linguagem do Movimento; Linguagem artística; Identidade e Autonomia; Internalizar a linguagem verbal para comunicar-se através da linguagem não verbal; Expressar através de desenhos suas ideias sentimentos fatos e experiências; Saber ouvir relatos de outras pessoas e expressar as suas ideias; Responder Perguntas; Desenvolver o gosto pela leitura literária, compreendendo o que está sendo lido e fazendo a sua própria leitura nomeando as figuras; Expressão Oral; Regras de Convívio Social; História e Dramatizações; Reconhecer, Ordenar sequencias, classificar jogos e pequenos objetos conforme seu tamanho, cor, espessura, textura, entre outras; Cores e formas; Valorizar e preservar o meio ambiente; Regras de convivência, conceito de sim e não; Motricidade fina, preensão, encaixe; Cantiga de roda, músicas variadas, brincadeiras, jogos dramáticos, danças; Ritmo e melodia; Silencio e diferentes sons;