Classificação: Educação
Período de desenvolvimento: 2017 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

No mundo encantado da literatura infantil Gostei muito do trabalho que as professoras fizeram com ele, percebi que agora em casa ele sempre me pergunta para contar uma história.
Pai 1 | responsável
Pergunta Exploratória

A pergunta que norteou a pesquisa investigativa foi: o que tem de legal naquele espaço?

Expedição Investigativa

A pesquisa investigativa foi realizada no espaço do Centro Cultural do município de Tenente Portela/RS. Nessa oportunidade, os educandos puderam vivenciar uma contação de histórias com a Emília, sobre a temática do dia do livro infantil. Ainda, ao retornar para a escola, os educandos puderam manusear livros infantis e realizarem a leitura visual destes. Assim, percebeu-se a grande importância em se trabalhar sobre essa temática com os educandos, pois este enfoque é o que chamou a atenção.

Objetivos

Despertar o interesse e a sensibilidade dos educandos para a literatura infantil.

Comunidade de Aprendizagem

Família do aluno Davi; Sala de aula; Escola; Pátio; Professora: Denise.

Articulação com o currículo

Linguagem Oral e Escrita; Linguagem Matemática; Linguagem da Natureza; Linguagem da Sociedade; Linguagem do Movimento; Linguagem artística; Identidade e Autonomia; Internalizar a linguagem verbal para comunicar-se através da linguagem não verbal; Expressar através de desenhos suas ideias sentimentos fatos e experiências; Saber ouvir relatos de outras pessoas e expressar as suas ideias; Responder Perguntas; Desenvolver o gosto pela leitura literária, compreendendo o que está sendo lido e fazendo a sua própria leitura nomeando as figuras; Expressão Oral; Regras de Convívio Social; História e Dramatizações; Reconhecer, Ordenar sequencias, classificar jogos e pequenos objetos conforme seu tamanho, cor, espessura, textura, entre outras; Cores e formas; Valorizar e preservar o meio ambiente; Regras de convivência, conceito de sim e não; Motricidade fina, preensão, encaixe; Cantiga de roda, músicas variadas, brincadeiras, jogos dramáticos, danças; Ritmo e melodia; Silencio e diferentes sons;


Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal de Educação Infantil Doce Infância

Diretor
Marilaine Amorim

Turma
Maternal III A

Número de alunos
13

Educadores
Bibiana, Genessi e Taís

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Tenente Portela

Cooperativa
SICREDI CELEIRO RS/SC

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO TENENTE PORTELA

Apoiadores
Família dos alunos

Assessoria Pedagógica
FAI Faculdades
Acredito que o trabalho com as histórias infantis é de grande valia para o processo de desenvolvimento dos educandos, principalmente no que se refere à criatividade destes.
Professor 1 | Professor(a)

Repercussão na mídia

O presente projeto terá repercussão no facebook, através de um grupo secreto neste, em que os pais/responsáveis ou familiares dos educandos farão parte. Através do grupo, então, as professoras responsáveis pelo projeto farão postagens referente a este, fazendo com que os pais/ responsáveis ou familiares dos educandos tenham a possibilidade de estarem acompanhando o processo de desenvolvimento do projeto.