Classificação: Educação
Período de desenvolvimento: 2017 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

Ler bem para escrever melhor Amei nosso projeto, hoje quando eu pego um livro na mão eu consigo ver tudo o que o envolve, desde o autor até imaginar em que ou quem o autor se inspirou para escrever, além de ler muito melhor, e também aprendi a escrever muito melhor.
Isabela Machado | aluno(a)
Finalizado o projeto, me sinto realizada, primeiramente porque consegui desenvolve-lo como planejado, e consegui atingir meu objetivo, que era despertar o gosto pela leitura em meus alunos, hoje posso afirmar que a grande maioria passou a ter o hábito pela leitura, pois observo que quando surge a possibilidade estão lendo, folhando e olhando livros, e a produção escrita deles é riquíssima, com muita criatividade, muita imaginação, e com vocabulários poéticos e bem escritos.
Sandréli Aline Dickel | responsável
Pergunta Exploratória

O que tem na biblioteca? O que tem no livro?

Expedição Investigativa

A expedição investigativa aconteceu em dois momentos. O primeiro foi na biblioteca da escola, pedi para eles observar a biblioteca: -O que estavam vendo?\n -O que tinha? -Que tipos de mobílias existia nesse lugar? E os alunos foram observando e comentando; O segundo momento foi na biblioteca pública municipal, onde eles puderam observar que nesse espaço tinha muito mais livros que na escola, este momento foi especial pois ver as expressões dos alunos ao observar tantos livros diferentes.

Objetivos

Despertar o gosto pela leitura, possibilitando acesso a diferentes tipos de livros e textos, criando assim o hábito da leitura, e reconhecendo que a leitura é fonte essencial para escrita, e produção textos. E contribuir para o processo de alfabetização dos alunos.

Comunidade de Aprendizagem

Família; Alunos; Correio; Emissoras de rádios locais; Museu; Comunidade.

Articulação com o currículo

Português; Artes; Matemática; História; Geografia; Educação Física; Ensino Religioso; Produção escrita; Leitura, Socialização; Desenho; Interpretação; Pesquisa;Criar um espaço de leitura em sala de aula; Promover uma feira de doação de livros na sala, fazendo com que os alunos tragam algum livro que não usam mais para doar para o espaço literário da sala; Criar uma sacola da leitura com livro, diário de bordo, ficha da leitura; Reprodução do livro “Não é uma caixa”, onde usamos a ideia central do livro (o que uma caixa pode ser), mas o aluno que produziu usando a sua imaginação; A partir da história “ Viagem Maluca” cada aluno criou a sua narrativa, usando suas fantasias para imaginar uma viagem maluca, com personagens e lugares malucos; Durante o ano letivo vamos produzir histórias escritas pelos alunos e no final do ano produzir um livro com as histórias dos alunos; Observar nos livros quem é o autor, e ilustrador, qual o motivo que o levou a escrever o livro.


Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal de Ensino Fundamental Ayrton Senna

Diretor
Tiago Wolmann

Turma
3º ano

Número de alunos
22

Educadores
Sandréli Aline Dickel

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Tenente Portela

Cooperativa
SICREDI CELEIRO RS/SC

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO TENENTE PORTELA

Apoiadores
Famílias dos alunos

Assessoria Pedagógica
FAI Faculdades
O projeto foi ótimo, minha filha ficou muito empolgada gostamos de todas as ações realizadas pela professora, tudo foi importante para aprendizagem da minha filha.
Adriane Vargas | Professor(a)