Tenente Portela, como é bom viver aqui!
“ A cidade é linda, limpa é um meio ambiente maravilhoso e muito bom de morar, é uma cidade linda”.
Aluna 1 | aluno(a)
“ Adoramos o livro feito. Muito importante valorizar o lugar que vivemos.
Pai 1 | responsável
Pergunta Exploratória
Quais as atividades histórica, educacional, política, econômica, cultural, social e ambiental que movimentaram e movimentam o município de Tenente Portela?
Expedição Investigativa
A expedição começou em sala de aula, numa conversa com os alunos, questionando-os sobre: Você conhece nosso município? A partir disso, buscamos saber e perguntar mais para um pioneiro de Tenente Portela, Sr. Josilco Castro de Almeida, o qual veio até a escola e dialogou com a turma, compartilhando suas experiências de vida, bem como curiosidades sobre o município.
Objetivos
Conhecer aspectos históricos, educacionais, políticos, econômicos, culturais, sociais e ambientais do município, localizando-se no tempo e no espaço criando hábitos de valorização do meio em que vive.
Comunidade de Aprendizagem
Sr. Josilco Casto de Almeida; Pais; Familiares dos alunos; Funcionários da CORSAN; Nutricionista Carla de Carli; Responsáveis pela Secretaria Municipal da Fazenda/Finanças e Educação; Prefeito; Vice-prefeito; Secretários; Vereador; Advogado; Responsável pela Secretaria Municipal de Turismo e Educação; Noeli Falcade e Psicóloga Priscila Góre Emilio.
Articulação com o currículo
História; Geografia; Língua Portuguesa; Ciências; Matemática; Artes; Língua; Portuguesa; Matemática; História dos primeiros moradores e colonizadores; Formação étnica; Atividades religiosas; Tribos indígenas presentes na região; População; Higiene; Medicina/ervas medicinais; Sistema Monetário; Interpretação; Escrita; Pontuação; Leitura; Oralidade; Leitura de imagens; Interpretação e produção de textos (introdução, desenvolvimento, conclusão); Sistema monetário; Quatro operações; Educação Ambiental; Higiene; Alimentos; Cadeia alimentar; Atividades Econômicas; Sistema Monetário; Educação fiscal no município; Atividades econômicas; Educação Ambiental; Os três Poderes Municipais; Escrita; Leitura; Relevo; Hidrografia; Limites; Clima; Economia; Educação Ambiental; Escrita e pontuação de textos; História dos primeiros colonizadores; População; Ervas Medicinais; Alimentos indígenas; Escrita e pontuação de textos; Entrevista com questões voltadas ao assunto, com Sr. Josilco Castro de Almeida;