Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2017 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

Tenente Portela, como é bom viver aqui! A cidade é linda, limpa é um meio ambiente maravilhoso e muito bom de morar, é uma cidade linda”.
Aluna 1 | aluno(a)
Adoramos o livro feito. Muito importante valorizar o lugar que vivemos.
Pai 1 | responsável
Pergunta Exploratória

Quais as atividades histórica, educacional, política, econômica, cultural, social e ambiental que movimentaram e movimentam o município de Tenente Portela?

Expedição Investigativa

A expedição começou em sala de aula, numa conversa com os alunos, questionando-os sobre: Você conhece nosso município? A partir disso, buscamos saber e perguntar mais para um pioneiro de Tenente Portela, Sr. Josilco Castro de Almeida, o qual veio até a escola e dialogou com a turma, compartilhando suas experiências de vida, bem como curiosidades sobre o município.

Objetivos

Conhecer aspectos históricos, educacionais, políticos, econômicos, culturais, sociais e ambientais do município, localizando-se no tempo e no espaço criando hábitos de valorização do meio em que vive.

Comunidade de Aprendizagem

Sr. Josilco Casto de Almeida; Pais; Familiares dos alunos; Funcionários da CORSAN; Nutricionista Carla de Carli; Responsáveis pela Secretaria Municipal da Fazenda/Finanças e Educação; Prefeito; Vice-prefeito; Secretários; Vereador; Advogado; Responsável pela Secretaria Municipal de Turismo e Educação; Noeli Falcade e Psicóloga Priscila Góre Emilio.

Articulação com o currículo

História; Geografia; Língua Portuguesa; Ciências; Matemática; Artes; Língua; Portuguesa; Matemática; História dos primeiros moradores e colonizadores; Formação étnica; Atividades religiosas; Tribos indígenas presentes na região; População; Higiene; Medicina/ervas medicinais; Sistema Monetário; Interpretação; Escrita; Pontuação; Leitura; Oralidade; Leitura de imagens; Interpretação e produção de textos (introdução, desenvolvimento, conclusão); Sistema monetário; Quatro operações; Educação Ambiental; Higiene; Alimentos; Cadeia alimentar; Atividades Econômicas; Sistema Monetário; Educação fiscal no município; Atividades econômicas; Educação Ambiental; Os três Poderes Municipais; Escrita; Leitura; Relevo; Hidrografia; Limites; Clima; Economia; Educação Ambiental; Escrita e pontuação de textos; História dos primeiros colonizadores; População; Ervas Medicinais; Alimentos indígenas; Escrita e pontuação de textos; Entrevista com questões voltadas ao assunto, com Sr. Josilco Castro de Almeida;


Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal de Ensino Fundamental Ayrton Senna

Diretor
Tiago Wollmann

Turma
4° ano

Número de alunos
13

Educadores
Fátima Denes Moresco

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Tenente Portela

Cooperativa
SICREDI CELEIRO RS/SC

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO TENENTE PORTELA

Apoiadores
Famílias dos alunos

Assessoria Pedagógica
FAI Faculdades
Após acompanhar os estudos e demais atividades desenvolvidas, vi que fiz muitas coisas a mais do que pensei no projeto inicial. Também percebi muitas mudanças de conceito em relação ao nosso município. Houve mais valorização do meio em que vive e conhecimento de muitos aspectos não aprendidos até então.
Professor 1 | Professor(a)