Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2017 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

“Eu sou do Sul!”
Pergunta Exploratória

Enquanto gaúcho, o que mais quero conhecer sobre o meu estado?”

Expedição Investigativa

Sendo a história e a geografia do Rio Grande do Sul conteúdo a ser desenvolvido no quinto ano, durante os estudos do tropeirismo no estado realizou-se com a turma um cine fórum com a série do Globo Rural: Os Tropeiros, onde a turma demonstrou grande interesse e curiosidade.

Objetivos

Integrar os educandos ao meio social em que vivem, resgatando a história do estado do Rio Grande do Sul fortalecendo a identidade individual e coletiva.

Comunidade de Aprendizagem

- Pessoas da comunidade;- Invernadas do CTG Porteira Velha:- Guia Turística Vera Lúcia da Silva

Articulação com o currículo

Estudos Sociais - Pesquisa sobre a influência de cada etnia na formação da cultura gaúcha; Expedição ao CTG Porteira Velha; Oficina do Chimarrão; Expedição a Santo Ângelo e São Miguel das Missões;
Português - Lenda da Erva-Mate, Lenda do Negrinho da Pastoreio, Lenda do Quero-Quero
Ensino religioso - Pesquisa e análise dos hábitos e costumes religiosos dos imigrantes; Conversação sobre os hábitos e costumes religiosos de cada família e a influência de religião no dia-a-dia da cada família;


Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal de Ensino Fundamental Birkhann e Tonon

Turma
5º ano

Número de alunos
21

Educadores
Cristiane Hermann Miotto

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Saldanha Marinho

Cooperativa
SICREDI PLANALTO RS/SC

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE SALDANHA MARINHO

Apoiadores
Não há

Assessoria Pedagógica
Universidade de Cruz Alta - UNICRUZ
A partir da necessidade de trabalhar determinados conteúdos, fazendo com que os mesmos fossem significantes para os alunos desenvolveu-se este projeto baseado em iniciativas e interesses da turma, que sempre disposta a buscar novos conhecimentos interagiu e cresceu bastante com todas as atividades propostas. Os objetivos almejados foram alcançados, pois os alunos apropriaram-se de conhecimentos antes desvalorizados ou esquecidos, que fizeram com que cada um se identificasse enquanto cidadãos.
Cristiane Hermann Miotto | Professor(a)