Classificação:
Período de desenvolvimento: 2017 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

SOMOS TODOS IGUAIS
Pergunta Exploratória

Vamos conhecer a história da Joaninha Diferente?

Expedição Investigativa

A expedição investigativa foi feita a partir da leitura em sala de aula do livro Uma Joaninha Diferente.
Na sequência foi feito uns desenhos ilustrando a história, diante disso, fizemos uma roda de conversa, com o que mais chamou atenção da leitura do texto, depois foi proposta uma reescrita a história orientadas por algumas questões.

Objetivos

Envolver alunos(as), funcionários(as) e famílias/comunidade em discussões ou eventos a respeito da diversidade e seus dilemas, buscando sempre a transformação da escola em um lugar da liberdade, do respeito e da boa convivência. Sem que se interfira nas diferenças, porém com foco nas desigualdades.

Comunidade de Aprendizagem

ADELAIDE DEL CASTANHEL CASTELLO

Articulação com o currículo

Linguagem.
Partindo da vivência do dia a dia, criar situações experienciais de aprendizagem tornando significativos e prazerosos conteúdos de análise, reflexão e criação em múltiplas áreas disciplinares e/ou em temas transversais.
Matemática Identificar os números em diferentes contextos e funções.
Ciências Naturais Compreender a saúde como bem individual e comum que deve ser promovido pela ação coletiva.
Ciências humanas Identificar as vivências específicas dos grupos de convívio local e regional.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

O tema foi escolhido por meio de uma votação, os alunos sugeriram vários temas onde o tema escolhido foi “SOMOS TODOS IGUAIS”

Ficha Técnica
Escola
CENTRO MUNICIPAL DE ENSINO JULIO PRAXEDE DUARTE

Turma
5 ANO B

Número de alunos
26

Educadores
APARECIDA CUSTÓDIA DO NASCIMENTO

Estado
Mato Grosso

Município
Nortelândia

Cooperativa
SICREDI SUDOESTE MT/PA

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE NORTELANDIA

Apoiadores
PAPELARIA PINÓQUIO

Pude observar que os alunos tiveram um olhar diferente em relação às outras pessoas pois o tema escolhido “Somos todos iguais” pode esclarecer algumas dúvidas que os alunos tinham. Eles perceberam que não importa raça, cor, condições sociais, aspectos físicos. É importante trabalhar com temas que podem ajudar nossas crianças a terem uma visão diferente que a de seus pais, pois eles tiveram a oportunidade de compreender e entender que perante a Deus somos todos iguais.