SOMOS TODOS IGUAIS
Pergunta Exploratória
Vamos conhecer a história da Joaninha Diferente?
Expedição Investigativa
A expedição investigativa foi feita a partir da leitura em sala de aula do livro Uma Joaninha Diferente.
Na sequência foi feito uns desenhos ilustrando a história, diante disso, fizemos uma roda de conversa, com o que mais chamou atenção da leitura do texto, depois foi proposta uma reescrita a história orientadas por algumas questões.
Objetivos
Envolver alunos(as), funcionários(as) e famílias/comunidade em discussões ou eventos a respeito da diversidade e seus dilemas, buscando sempre a transformação da escola em um lugar da liberdade, do respeito e da boa convivência. Sem que se interfira nas diferenças, porém com foco nas desigualdades.
Comunidade de Aprendizagem
ADELAIDE DEL CASTANHEL CASTELLO
Articulação com o currículo
Linguagem.
Partindo da vivência do dia a dia, criar situações experienciais de aprendizagem tornando significativos e prazerosos conteúdos de análise, reflexão e criação em múltiplas áreas disciplinares e/ou em temas transversais.
Matemática Identificar os números em diferentes contextos e funções.
Ciências Naturais Compreender a saúde como bem individual e comum que deve ser promovido pela ação coletiva.
Ciências humanas Identificar as vivências específicas dos grupos de convívio local e regional.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
O tema foi escolhido por meio de uma votação, os alunos sugeriram vários temas onde o tema escolhido foi “SOMOS TODOS IGUAIS”