Ouvindo e construindo histórias
Pergunta Exploratória
Como o mundo de “Faz de Conta” das histórias e narrativas pode me ajudar a compreender o mundo em que vivo e a construir minha própria história?
Expedição Investigativa
A expedição aconteceu durante o período de adaptação das crianças, em que oferecemos diversas propostas com o intuito de acolher e integrar a turma, identificando e valorizando os desejos e interesses de cada um na sua individualidade, assim como os do grupo. Assim, percebemos a necessidade de desenvolvermos com a turma um projeto sobre o tema Histórias. Muitas das dúvidas e inquietações não vêm através de uma pergunta formal, e foi preciso interpretar, além das palavras, os interesses.
Objetivos
O projeto teve como objetivo contribuir para o desenvolvimento das crianças, na construção da linguagem, como elemento da sua identidade, explorar diversos gêneros textuais, estimular o “faz de conta”, estabelecer relações com a realidade social na qual estão inseridas, provocar a turma para pensar, a elaborar hipóteses diante dos problemas e situações dos enredos, tornar a contação de histórias um momento de interação e aprendizagens.
Comunidade de Aprendizagem
Convidamos a ilustradora do “Sonho da Sementinha”, Anna Cristi Beier, moradora de Ivoti, para um momento de conversa com a turma, escutando sobre o seu trabalho e encantando-se com os delicados traços feitos por ela. Nessas aprendizagens contamos com a parceria do CEAMI e da bióloga Tatiane Gutheil, que em uma linda tarde de sol recebeu a turma para uma conversa sobre nossas plantações, nos ajudando a compreender os problemas que tivemos, como: feijões mofados e o funcho que não cresceu.
Articulação com o currículo
Na turma, o pedido “Profe conta uma história?” era frequente. Tornou-se habitual na turma, ao contar as histórias, comentar o título, nome do autor e ilustrador. Quando nos esquecíamos, sempre alguém perguntava: “Quem escreveu, profe?”, “Cadê a foto do tio/tia que fez a história?”, “Quem desenhou profe?”. Como um dos objetivos do projeto, possibilitamos às crianças criarem suas próprias histórias, individuais e coletivas. Criamos textos e transformamos alguns em livros, colocando-as como autoras e ilustradoras evidenciando, assim, suas produções. No intuito de valorizar a história de vida de cada uma, colocando-as como protagonistas, enfatizando suas conquistas no processo do crescimento, propomos às famílias a construção de um livro da História de Vida de cada um, contando do nascimento até a atualidade, deixando páginas em branco para que fossem completando sua história.