Classificação:
Período de desenvolvimento: 2017 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

Ouvindo e construindo histórias
Pergunta Exploratória

Como o mundo de “Faz de Conta” das histórias e narrativas pode me ajudar a compreender o mundo em que vivo e a construir minha própria história?

Expedição Investigativa

A expedição aconteceu durante o período de adaptação das crianças, em que oferecemos diversas propostas com o intuito de acolher e integrar a turma, identificando e valorizando os desejos e interesses de cada um na sua individualidade, assim como os do grupo. Assim, percebemos a necessidade de desenvolvermos com a turma um projeto sobre o tema Histórias. Muitas das dúvidas e inquietações não vêm através de uma pergunta formal, e foi preciso interpretar, além das palavras, os interesses.

Objetivos

O projeto teve como objetivo contribuir para o desenvolvimento das crianças, na construção da linguagem, como elemento da sua identidade, explorar diversos gêneros textuais, estimular o “faz de conta”, estabelecer relações com a realidade social na qual estão inseridas, provocar a turma para pensar, a elaborar hipóteses diante dos problemas e situações dos enredos, tornar a contação de histórias um momento de interação e aprendizagens.

Comunidade de Aprendizagem

Convidamos a ilustradora do “Sonho da Sementinha”, Anna Cristi Beier, moradora de Ivoti, para um momento de conversa com a turma, escutando sobre o seu trabalho e encantando-se com os delicados traços feitos por ela. Nessas aprendizagens contamos com a parceria do CEAMI e da bióloga Tatiane Gutheil, que em uma linda tarde de sol recebeu a turma para uma conversa sobre nossas plantações, nos ajudando a compreender os problemas que tivemos, como: feijões mofados e o funcho que não cresceu.

Articulação com o currículo

Na turma, o pedido “Profe conta uma história?” era frequente. Tornou-se habitual na turma, ao contar as histórias, comentar o título, nome do autor e ilustrador. Quando nos esquecíamos, sempre alguém perguntava: “Quem escreveu, profe?”, “Cadê a foto do tio/tia que fez a história?”, “Quem desenhou profe?”. Como um dos objetivos do projeto, possibilitamos às crianças criarem suas próprias histórias, individuais e coletivas. Criamos textos e transformamos alguns em livros, colocando-as como autoras e ilustradoras evidenciando, assim, suas produções. No intuito de valorizar a história de vida de cada uma, colocando-as como protagonistas, enfatizando suas conquistas no processo do crescimento, propomos às famílias a construção de um livro da História de Vida de cada um, contando do nascimento até a atualidade, deixando páginas em branco para que fossem completando sua história.


Ficha Técnica
Escola
EMEI Jardim dos Sonhos

Turma
Maternal 3B

Número de alunos
20

Educadores
Ingrid Martins Santiago, Noeli Mayer Metz, Carine Land

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Ivoti

Cooperativa
SICREDI PIONEIRA RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO CENTRO/IVOTI

Apoiadores
-

Assessoria Pedagógica
Sussana Werle
-