Classificação: Meio Ambiente
Período de desenvolvimento: 2017 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

"Tecidos coloridos, de onde vêm?"
Pergunta Exploratória

De onde surgem e como são feitos os tecidos e a produção de corantes?

Expedição Investigativa

Surgiu a ideia de investigar a profissão dos pais porque observou-se eles trazendo ou buscando seus filhos com o meio de transporte de seu trabalho: o caminhão. Foi realizada uma pesquisa com os pais sobre seus trabalhos e com os resultados foi construído um gráfico. Tanto na fábrica de tecidos Pettenati como na agricultura teve seis pais trabalhadores. A partir do gráfico, as crianças explicaram um pouco sobre as profissões e ficaram curiosas em estudar como acontece a produção de tecidos.

Objetivos

Despertar o interesse em conhecer a origem dos fios, como acontece a confecção dos tecidos, bem como a produção dos corantes, além de verificar a preservação e cuidado com o meio ambiente. Ampliar o conhecimento de mundo manipulando materiais e tipos de tecidos, entrando em contato com diversas formas de expressão artística, através de pinturas com corantes naturais e tingimentos. Despertar o gosto pela literatura e decorar retalhos de tecidos com a família para a confecção de uma colcha.

Comunidade de Aprendizagem

Funcionários da Pettenati. Foram convidados pais da turma, funcionários da Pettenati, para virem à escola falar sobre seu trabalho na indústria e seus conhecimentos em relação aos tecidos e corantes. A nutricionista do município também falou dos corantes nos alimentos. Uma avó e bisavó da turma costurou a colcha de retalhos, juntando os quadrados de tecidos decorados pelas famílias. E um pai trabalhador da Pettenati investigou como é feita a preservação do meio ambiente na empresa.

Articulação com o currículo

A partir dos tecidos, trabalhou-se as texturas. Os corantes favoreceram o estudo sobre as cores, suas misturas e suas combinações, sendo realizados jogos de sequências e possibilidades, na qual a confecção da colcha de retalhos serviu como exemplo prático de montagem dos quadrados. Além de tudo isso passou-se a contar quadrados de tecidos que foram dispostos para a colcha, somando e separando-os por cor para chegar-se ao total esperado. E ainda houve o conhecimento de palavras novas e seus significados e a conscientização de cuidar o meio ambiente, reaproveitando restos de tecidos em atividades.


Ficha Técnica
Escola
EMEI Criança Esperança

Turma
Jardim A e B

Número de alunos
25

Educadores
Margarete Martiny

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Feliz

Cooperativa
SICREDI PIONEIRA RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO CENTRO/FELIZ

Apoiadores
-

Assessoria Pedagógica
Cíntia Hansen Reisdoerfer
-