Por que os dentes caem?
Pergunta Exploratória
Por que os dentes caem?
Expedição Investigativa
O projeto surgiu a partir de uma situação vivenciada pelas crianças em sala de aula, demonstrando interesse no tema, quando, numa tarde, enquanto as crianças lanchavam na sala, uma menina comentou estar com um dente “mole”, queixando-se de dor ao mastigar. A partir daí, iniciou-se um debate entre as crianças acerca do assunto, surgindo uma pergunta principal: “por que os dentes caem?”
Objetivos
Motivados pelo interesse dos alunos, a fim de descobrir por que e como se dá esse processo de perda dos dentes de leite, iniciamos um projeto de pesquisa.
Comunidade de Aprendizagem
Uma nutricionista veio à escola para conversar com a turma sobre a importância de uma alimentação saudável . Ela trouxe figuras de diferentes alimentos, cada um apresentou os alimentos escolhidos e ela explicou se esses alimentos eram saudáveis ou não. Também tivemos a participação da assistente do dentista que nos apresentou o consultório dentário, mostrou os materiais. Os pais também foram importantes
Articulação com o currículo
A fim de descobrir por que e como se dá esse processo de perda dos dentes de leite, realizamos diversas atividades. Fizemos um gráfico de quantas crianças da turma já haviam perdido algum dente de leite. Por meio de vídeos, histórias e conversação, pudemos compreender os cuidados necessários com os dentes, conhecer os tipos de dentes e suas funções. Fomos também visitar o Consultório Dentário do Posto de Saúde da Comunidade, a fim de conhecer melhor os materiais utilizados pelo dentista, perdendo assim seus medos e, também, perceber a importância da visita periódica ao dentista. Trabalhamos também com a importância da alimentação saudável no cuidado com os dentes. Também surgiu a questão da Fada do Dente que, através da fantasia e da imaginação, relevantes nessa faixa etária, vem reforçar a importância dos cuidados com os dentes de leite. Cada criança escolheu uma história referente ao tema para ler com a família e criar um personagem.