Classificação:
Período de desenvolvimento: 2017 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

BRINCANDO “Brinca areia” – aluno Isac R. Schnorrenberguer;
“Dá bola” – aluna Maria Clara Guimarães;
"Passa dentro” (túnel) – Samuel Campos Souza.
Maria Clara Guimarães , Samuel Campos Souza e Isac R. Schnorrenberguer | aluno(a)
Meu filho gostou muito de participar das atividades propostas pela professora.
Lucivane Alves Macedo | responsável
Pergunta Exploratória

Vamos observar o que as crianças revelam ao estabelecerem contato com o cenário oferecido?

Expedição Investigativa

Com o propósito de desafiar as crianças a desenvolverem movimentos motores e, a realizarem atividades coletivas a Professora Carine realizou a Expedição Investigativa através da observação das crianças diante de CENÁRIO COM DESAFIOS PSICOMOTORES.

Objetivos

Desenvolver movimentos variados.
Conviver com os pares em harmonia.
Partilhar os objetos de uso comum.
Estabelecer contato com diferentes recursos e espaços em um cenário.

Comunidade de Aprendizagem

Matilde Doehl

Articulação com o currículo

A articulação curricular ocorreu de forma dinâmica, permitindo reconhecer os saberes que as crianças demonstravam em relação ao tema, com destaque no reconhecimento de que as crianças gostavam de brincar com bolas, revistas, fantoches, túnel, brinquedos emborrachados e parquinho. A partir desse diagnóstico e, reconhecendo o que as crianças queriam conhecer e, o que era imprescindível trabalhar com elas, os seguintes questionamentos foram organizados, como pontes para a escolha das estratégias: Quais brincadeiras podemos inserir no cotidiano das crianças? Como estimular as crianças a brincarem coletivamente? Podemos criar outras brincadeiras com a participação das crianças? Em casa quais brincadeiras e brinquedos são preferidos?
De forma lúdica e muito interativa, as atividades foram realizadas e, as marcas do processo foram assim identificadas pela professora, quando destacou que o projeto garantiu: Adaptação ao meio ambiente. Capacidade de lidar com sentimentos.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

O processo assemblear ocorreu através da construção de um mapa representativo e diagnóstico, que evidenciava as caracterizações de cada criança, diante dos elementos e objetivos de desenvolvimento das crianças. Portanto, ocorreu de forma respeitosa, atenciosa e democrática.

Ficha Técnica
Escola
EMEI NOVO LAR

Diretor
Matilde Doehl

Turma
Berçário Integral

Número de alunos
25

Educadores
Carine Dutra Pedrozo

Estado
Mato Grosso

Município
Canarana

Cooperativa
SICREDI ARAXINGU

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE CANARANA

Apoiadores
Matilde Doehl

Assessoria Pedagógica
Jussara Cristina Mayer Ceron
Foi muito gratificante trabalhar com as crianças, pois vemos o desenvolvimento deles em superar obstáculos e limites.
Carine Dutra Pedrozo | Professor(a)