Classificação: Alimentação Saudável
Período de desenvolvimento: 2017 - 2° semestre
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Projeto

“A revolução começa no nosso prato” É um incentivo para os alunos trabalhar em cooperação, ajudando um ao outro. O projeto não é só trabalhado em sala de aula, mas também é feito na prática, incentivando o aluno cada vez mais.
BIANCA ULSENHEIMER | aluno(a)
O Programa ajudou muito a escola. Ele fez com que todos se interagissem mais, despertou mais o gosto pelo estudo. O PUFV ajudou no embelezamento da escola, tornando assim um ambiente melhor para se estudar.
BERNARDETE JAEGER | responsável
Pergunta Exploratória

O que é sustentabilidade?

Expedição Investigativa

Território: Estufa de produção hidropônica da Família Simon na Comunidade de Linha Gramados – Águas de Chapecó.\nEtapas e interesses: Visita ao sistema hidropônico de produção de hortaliça. Participaram da visita ao sistema hidropônico de produção de hortaliças as turma do 8º e 9º ano, professores Elisa Loeblein, Ivo Miotto, Nilce Schmitz e diretora Janice Stoffel. Houve a explanação por parte do agrônomo responsável como foi implantado na propriedade a produção.

Objetivos

Desenvolver habilidades para entender que nossas posturas alimentares podem resultar em atitudes sustentáveis”

Comunidade de Aprendizagem

Alunos, professores, pais, direção, Família Simon (proprietário da estufa hidropônica), Kathleen Scherer.

Articulação com o currículo

Ciências / - Funções dos alimentos. Carboidratos, lipídios, proteínas, vitaminas, água e sais minerais. Sistema Digestório. Alimentação equilibrada (grupo de alimentos). Obesidade. Conservação dos alimentos. Gorduras Trans. Aditivos químicos. Doenças relacionadas a alimentação. Interpretação de exame laboratorial.Inglês/- Intolerância alimentar. Origem dos alimentos. Vitaminas x saúde. Body parts. In the restaurant. Good Food. Bad Food. Diseases. At the Doctor. Educação Física/IMC e anabolizantes\nGeografia/Industrialização X Consumismo – Consumo e Sustentabilidade. Produtos Industrializados X Orgânicos Tecnologias na Agricultura familiar X Recursos Naturais. Solo, Água. Globalização: Como faço parte dela? Clima e as culturas agrícolas – Sazonalidade. Língua Portuguesa/Produção de textos. Ciências e geografia/industrialização. Ciências/alimentação saudável


Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal Professor Mário Xavier dos Santos

Diretor
Janice Thomae Stoffel

Turma
8º Ano

Número de alunos
11

Educadores
Clarice Franz Assmann e Cleide Feil

Estado
Santa Catarina

Município
São Carlos

Cooperativa
SICREDI ALTO URUGUAI RS/SC

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE SAO CARLOS

Apoiadores
Alunos, professores, pais, direção, Família Simon (proprietário da estufa hidropônica), Kathleen Scherer.

Assessoria Pedagógica
FAI Faculdades de Itapiranga - SC
O Programa é uma maneira de estudar a partir da necessidade ou da curiosidade do aluno. É trazer os conteúdos para serem vivenciados, fazendo com que o aluno, pense 9 (reflita), age e modifique a sua relação com o meio que vive e com o próprio “ EU”.
CLARICE FRANZ ASSMANN | Professor(a)