“A revolução começa no nosso prato”
“ É um incentivo para os alunos trabalhar em cooperação, ajudando um ao outro. O projeto não é só trabalhado em sala de aula, mas também é feito na prática, incentivando o aluno cada vez mais.
BIANCA ULSENHEIMER | aluno(a)
“ O Programa ajudou muito a escola. Ele fez com que todos se interagissem mais, despertou mais o gosto pelo estudo. O PUFV ajudou no embelezamento da escola, tornando assim um ambiente melhor para se estudar.
BERNARDETE JAEGER | responsável
Pergunta Exploratória
O que é sustentabilidade?
Expedição Investigativa
Território: Estufa de produção hidropônica da Família Simon na Comunidade de Linha Gramados – Águas de Chapecó.\nEtapas e interesses: Visita ao sistema hidropônico de produção de hortaliça. Participaram da visita ao sistema hidropônico de produção de hortaliças as turma do 8º e 9º ano, professores Elisa Loeblein, Ivo Miotto, Nilce Schmitz e diretora Janice Stoffel. Houve a explanação por parte do agrônomo responsável como foi implantado na propriedade a produção.
Objetivos
Desenvolver habilidades para entender que nossas posturas alimentares podem resultar em atitudes sustentáveis”
Comunidade de Aprendizagem
Alunos, professores, pais, direção, Família Simon (proprietário da estufa hidropônica), Kathleen Scherer.
Articulação com o currículo
Ciências / - Funções dos alimentos. Carboidratos, lipídios, proteínas, vitaminas, água e sais minerais. Sistema Digestório. Alimentação equilibrada (grupo de alimentos). Obesidade. Conservação dos alimentos. Gorduras Trans. Aditivos químicos. Doenças relacionadas a alimentação. Interpretação de exame laboratorial.Inglês/- Intolerância alimentar. Origem dos alimentos. Vitaminas x saúde. Body parts. In the restaurant. Good Food. Bad Food. Diseases. At the Doctor. Educação Física/IMC e anabolizantes\nGeografia/Industrialização X Consumismo – Consumo e Sustentabilidade. Produtos Industrializados X Orgânicos Tecnologias na Agricultura familiar X Recursos Naturais. Solo, Água. Globalização: Como faço parte dela? Clima e as culturas agrícolas – Sazonalidade. Língua Portuguesa/Produção de textos. Ciências e geografia/industrialização. Ciências/alimentação saudável