Mapeamento fotográfico do ambiente escolar
Expedição Investigativa
A expedição investigativa surgiu da necessidade de mudar alguns ambientes da escola que estão sem vida e necessitam de um cuidado mais especial segundo os alunos onde na oportunidade surgiu então a pergunta exploratória: Você gosta desse ambiente De que forma podemos torná-lo mais agradável.
Objetivos
Despertar no aluno o interesse e a valorização e o melhoramento do ambiente em que vive fazendo perceber que quanto mais cuidado melhor se consegue ter um lugar agradável para o seu convívio e dos demais.
Comunidade de Aprendizagem
Pais, alunos e professores.
Articulação com o currículo
Produções textuais desenvolvendo coerência, atividades de leitura e escrita, desenvolvimento de habilidades manuais, expressões corporais e orais, desenvolvimento de valores e limites (espaciais), conhecimento de sua realidade e práticas de ações de mudanças: Medidas e histórias matemáticas, construção de gráficos e tabelas e formação de atitudes de respeito, conservação e solidariedade no ambiente em que vive.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
O conselho de grupo e composto pelos alunos do 5º ano e professora envolvida na expedição investigativa que ao se reunirem e observarem os pontos da escola que precisam ser melhorado perceberam que havia necessidade de trabalhar com o seguinte tema: Mapeamento fotográfico do ambiente escolar.