Livros e Filmes: Uma Viagem à Imaginação!
“ “ Eu gostei muito das histórias contadas pela professora, principalmente as histórias da turma da Mônica”.
Larissa Nicolly Augustin | aluno(a)
“ “Nós achamos que é de grande valia os projetos do Programa A União Faz a Vida, pois trouxe muitos benefícios aos alunos em vários sentidos, tanto no conhecimento como no bem estar na escola.”
Carlos e Glaucia Raupp | responsável
Pergunta Exploratória
Muitos livros viraram filmes? Posso encontrá-los em minha cidade?
Expedição Investigativa
Território: Biblioteca Pública Municipal de São Carlos – SC. Etapas e interesses: Orientei aos alunos onde iríamos e o que iríamos observar. Todos se interessaram de imediato pelos livros separados pelo historiador que nos recebeu. O centro de interesse girou em torno dos livros separados por ele, onde todos indicavam se haviam lido o livro e/ou assistido o filme. Muitos meninos elencaram filmes de terror como seus preferidos.
Objetivos
Desenvolver a compreensão de que muitos filmes de sucesso, antes, eram livros como também incentivar e apurar o gosto pela leitura.
Comunidade de Aprendizagem
Profissionais (historiadores) da literatura. Pais através de pesquisas.
Articulação com o currículo
História: filme. Matemática: tabulação de dados e gráficos. Língua Portuguesa: elaboração de entrevista. Inglês: palavras em inglês. Português: tradução das palavras do inglês para o português. Informática: pesquisa sobre livros que viraram filmes. História: livros baseados em fatos reais que viraram filmes. Português: criação coletiva de história; divisão em páginas; cópia das partes nas páginas. Artes: confecção de fantoche e livro de história. Matemática: tempo. Português: linguagem falada e escrita. Artes: postura cênica e cenário. História: visão das crianças sobre a 2ª Guerra Mundial e que a mesma não as poupou. Ciências: preservação do meio ambiente e destino correto do lixo. Artes: confecção de fantoche e demais objetos com o reaproveitamento de materiais. Português: ouvir histórias.