Classificação: Literatura e Corporiedade
Período de desenvolvimento: 2017 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

“Leitura através da ludicidade” “Este projeto fez a gente aprender a ler brincando. Foi muito legal”.
Dayan Lauschner | aluno(a)
“A importante inserção em atividades coletivas e lúdicas desde a infância possibilita um crescimento voltado ao respeito mutuo levando em consideração as especificidades de cada um”.
Adriana Thessing | responsável
Pergunta Exploratória

Que iniciativas podemos criar para desenvolver o hábito da leitura nos alunos do 1º ano e na comunidade escolar?

Expedição Investigativa

Território: A expedição foi realizada na própria escola.\\nEtapas e interesses: - Visita na biblioteca da escola para visualizar o que tem de lúdico.\\nNa sala de informática, foi disponibilizado as fantasias dos contos de fada. \\nNo pátio da escola houve uma conversação sobre o uso adequado da geladeira literária.

Objetivos

Incentivar os alunos a apoderar-se de bens culturais, descobrindo fontes de leitura.

Comunidade de Aprendizagem

Direção, professores, alunos, pais e funcionárias dos serviços gerais.

Articulação com o currículo

Letras utilizadas para formar o nome do projeto. PORTUGUÊS: formação de palavras, partindo das letras do nome do projeto. Que a ludicidade e a coordenação motora auxiliam no processo ensino-aprendizagem. ARTES E EDUCAÇÃO FÍSICA: coordenação, equilíbrio e atenção. Desenvoltura PORTUGUÊS: literatura


Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal Padre Nicolau Gouverneur

Diretor
Cristiane Coan Morona

Turma
1º ano

Número de alunos
17

Educadores
Marli Riffel Ludwig, Janete Marcon e Maria Odete Ruschel

Estado
Santa Catarina

Município
São Carlos

Cooperativa
SICREDI ALTO URUGUAI RS/SC

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE SAO CARLOS

Apoiadores
Direção, professores, alunos, pais e funcionárias dos serviços gerais.

Assessoria Pedagógica
FAI Faculdades de Itapiranga - SC
“Considerando a leitura e escrita essencial para a aprendizagem, o objetivo do projeto foi contemplado de forma lúdica e cooperativa, formando alunos críticos e aptos para descobrir fontes de leitura”.
Marli Riffel Ludwig | Professor(a)