Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2015 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

Alimentação saudável
Expedição Investigativa

Após uma roda conversa que partiu do questionamento relacionado aos hábitos alimentares das crianças na escola, percebemos que os hábitos alimentares dos alunos do jardim II precisavam ser melhorados. Quando questionadas se gostavam de frutas e legumes, elas responderam que não e também disseram que não conhecem determinados tipos de frutas.

Objetivos

Promover uma reeducação alimentar com o consumo de alimentos saudáveis, manter hábitos de higiene e a consciência de sua contribuição para a promoção da saúde de atraente, lúdica e educativa.

Comunidade de Aprendizagem

Pais, alunos e professores

Articulação com o currículo

Desenvolver orientação temporal (grande, pequeno, longe, perto, largo e estreito);
Reconhecer as letras vogais;
Noção de números de 1 a 3;
Cores;
Valor nutritivo das frutas e verduras
Relatar desejos, desagrados
Formas(circulo,quadrado, triângulo, retângulo);
Introdução das consoantes M,S, B, C, T, N
Noção dos números 4 e 5;
Relatar fatos
História do Sanduiche da maricota
Noção do números 6 e 7.
Narrar histórias
Introdução das consoantes K,N,F,D,P,G,Q

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

O Conselho de grupo é composto pelos alunos do jardim II e a professora. Assim, após a Expedição Investigativa, foi realizada uma roda de conversa com a turma a fim de coletar as informações, sugestões dos alunos. De posse das ideias conclusivas dos pequenos investigadores, chegou-se a conclusão que o tema do projeto deve ser: “Alimentação saudável!”.

Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal de Educação Infantil Descobrindo o Mundo

Turma
Jardim dois

Número de alunos
8

Estado
Rio Grande do Sul

Município
São Valério do Sul

Cooperativa
SICREDI DAS CULTURAS RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE SAO VALERIO DO SUL

As escolas que aderiram ao programa perceberam relevante mudança e melhor aprendizagem dos alunos com a forma diferenciada de ensinar que as assessoras propuseram aos professores.